segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Praça dos Três Poderes

Praça  dos  três  poderes

Um dos principais cartões-postais da cidade, a Praça dos Três Poderes é símbolo da modernidade artística de Brasília. Reúne o Palácio do Planalto, o Supremo Tribunal Federal e o Congresso Nacional (este falaremos posteriormente, em um post próprio). Além destes, podemos encontrar a Bandeira Nacional, o Panteão da Pátria e Liberdade Tancredo Neves e o Espaço Lúcio Costa. 

Foto: Visão para Praça dos Três Poderes de dentro do Gabinete da Presidência da Câmara dos Deputados, no Congresso Nacional. Abaixo, uma visão panorâmica da Praça através do Google Maps:


O Pavilhão Nacional

Um exemplar especial da bandeira nacional, com 280 metros quadrados de área, está permanentemente hasteada a cem metros de altura, no alto do mastro plantado na Praça dos Três Poderes, em Brasília.


A construção em aço é considerada a maior do gênero no mundo, para bandeiras nacionais. A bandeira nacional ali hasteada consta no Guiness Book como a maior bandeira hasteada do mundo, medindo 286m².

O mastro é composto por uma estrutura cônica tubular com 24 tubos, dispostos ao redor de seções circulares centrais, e que se fecham na direção do vértice do cone, terminando em um tubo único de maior calibre que sustenta a bandeira.

O número de tubos é representativo da quantidade de unidades da federação (estados) na época da construção do mastro, no início da década de 1970. 

Além da necessidade da imposição da bandeira nacional, a altura do mastro deve-se também em razão da necessidade que a bandeira ficasse acima das representações de cada poder, sendo o prédio central do Congresso Nacional o mais alto da praça, obrigou que a altura do mastro fosse superior a do ponto mais alto do prédio.


TROCA da BANDEIRA

A substituição desta bandeira, que frequentemente se rasga pela ação do vento, é feita em solenidades especiais no primeiro domingo de cada mês, em datas nacionais, nos dias de cada uma das forças armadas, além do dia do início de uma nova legislatura federal.

Importante: O novo exemplar deve atingir o topo do mastro antes que o exemplar substituído comece a ser arriado.

A cada hasteamento, a cerimônia é revezada pelos três ramos das Forças Armadas, juntamente com as forças de segurança pública do Distrito Federal. 

As bandeiras são fornecidas pelas unidades da federação, forças armadas, além de entidades públicas ou privadas.

Palácio do Planalto

Com o nome oficial do Palácio dos Despachos da Presidência da República Federativa do Brasil, é o local onde está localizado o Gabinete Presidencial do Brasil.


O prédio também abriga a Casa Civil, a Secretaria-Geral e o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. É a sede do Poder Executivo do Governo Federal brasileiro.

Gabinete Presidencial (Foto: Google)

Foi projetado por Oscar Niemeyer e faz parte do projeto do Plano Piloto da cidade e foi um dos primeiros edifícios construídos na capital.




A construção do Palácio do Planalto, começou em julho de 1958 e obedeceu a projeto arquitetônico elaborado por Oscar Niemeyer em 1956.

A obra foi concluída a tempo de tornar o Palácio o centro das festividades da inauguração de Brasília, em 21 de abril de 1960.

Palácio do Catetinho >>>

Até então a residência de vistoria do presidente funcionava em uma construção provisória de madeira conhecida popularmente como Palácio do Catetinho, inaugurada em 31 de outubro de 1956, nos arredores de Brasília.


Breve vídeo com procedimento de troca da guarda no Palácio do Planalto

Os Guerreiros (Os Candangos)

A escultura Os Guerreiros, mais conhecida como Os Candangos, está localizada na Praça dos Três Poderes, em Brasília.


Erguida em 1959, a escultura de Bruno Giorgi é uma homenagem aos 80 mil trabalhadores responsáveis pela construção da capital. A obra mede oito metros de altura e é toda feita em bronze. Em 1987, foi restaurada pelo artista Zeno Zani.


Escultor e pintor, Bruno Giorgi nasceu em Mococa (SP). Em 1911 mudou-se com a família para Roma. No início da década de 20 estudou desenho e escultura.

Bruno Giorgi >>>

Após cumprir quatro anos de pena por conspiração contra o regime fascista, foi extraditado para o Brasil em 1935.

Morou também em Paris, onde freqüentou as academias La Grande Chaumière e Ranson e conheceu Aristide Maillol, que passou a orientá-lo.

Dizem que a Estátua foi apelidada de "Os Candangos" pelo próprio presidente JK, que ao vê-la, mencionou que pareciam realmente dois bravos candangos de Brasília, fazendo alusão aos valorosos e bravos trabalhadores que erigiram a Capital do País. Aliás, sobre isso há uma passagem muito interessante sobre o assunto:

“Quando se começou a construir Brasília, candango era tido quase como termo ofensivo, desprimoroso, como que a indicar o homem sem qualidade, sem cultura, um pária da sociedade.

Mas aos poucos, o candango trabalhador de Brasília passou a ser admitido no Brasil e  no mundo pela tenacidade, pelo esforço, pelo idealismo. E a expressão tornou-se um título de honra, pois só os que tinham peito e raça poderiam ser candango“. 

( Ernesto Silva  )

Panteão da Pátria e Liberdade Tancredo Neves

O Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves foi inaugurado em 7 de setembro de 1986 e como não se trata de um mausoléu, o termo correto para designar o monumento deveria ser "cenotáfio", significando um memorial fúnebre erguido para homenagear alguma pessoa ou grupo de pessoas cujos restos mortais estão em outro local ou estão em local desconhecido. Apresenta uma arquitetura modernista, simbolizando uma pomba, criada por Oscar Niemeyer.


Seu intuito é homenagear todos aqueles que se destacaram em prol da pátria brasileira. Sua concepção se deu durante a comoção nacional causada pela morte de Tancredo Neves, o primeiro presidente brasileiro eleito democraticamente – ainda que indiretamente – após vinte anos de regime militar, em 1984.

Os nomes dos homenageados constam no "Livro de Aço", também chamado "Livro dos Heróis da Pátria", o qual lhes confere o status de "herói nacional".

<<< Livro de Aço. 

O tomo se encontra no terceiro pavimento, entre o Painel da inconfidência, escultura em homenagem aos mártires do levante mineiro oitocentista e o vitral de Marianne Peretti.

Toda vez que um novo nome é gravado em suas laudas de metal juntamente com sua respectiva biografia, uma cerimônia in memoriam ao homenageado é realizada.

STF - Supremo Tribunal Federal


O Supremo Tribunal Federal (STF) é a mais alta instância do Poder Judiciário do Brasil e acumula competências típicas de Suprema Corte (tribunal de última instância) e Tribunal Constitucional (que julga questões de constitucionalidade independentemente de litígios concretos).

Sua função institucional fundamental é de servir como guardião da Constituição Federal de 1988, apreciando casos que envolvam lesão ou ameaça a esta última.

Escultura "A Justiça" >>>
Obra de Alfredo Ceschiatti

Criado após a proclamação da República, o STF exerce uma longa série de competências, entre as quais a mais conhecida e relevante é o controle concentrado de constitucionalidade através das ações diretas.


Espaço Lúcio Costa

O Espaço Lúcio Costa é um pequeno museu subterrâneo em Brasília, concebido por Oscar Niemeyer para homenagear o idealizador da capital, Lúcio Costa.

Maquete de Brasília no Espaço Lúcio Costa (Foto: Google)

Foi inaugurado em 27 de fevereiro de 1992, nas comemorações dos 90 anos de Lúcio Costa.

<<< Lúcio Costa

Está localizado sob a Praça dos Três Poderes, é administrado pela Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal e abriga a maquete de Brasília, a Maquete Tátil do Plano Piloto, painéis com cópias do projeto do Plano e fotos históricas da época da construção e inauguração da cidade.

O Blog AGRADECE sua visita e deseja uma ótima semana!!!

Nenhum comentário: