quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Marcas Automotivas #04

C&M’s Séries
MARCAS AUTOMOTIVAS
PARTE #04


Embora simples, o logo da montadora sul-coreana esconde alguns simbolismos. O "H" estilizado, que significa Hyundai, também representa duas pessoas se cumprimentando, apertando as mãos (uma referência à relação entre empresa e consumidor). A forma ovalada, por sua vez, indica a expansão da marca para o mundo.

Você sabia?

... Que a Hyundai Motor Company foi fundada em 1967 por Chung Ju-Yung, mas que em 1947 já havia fundado a Hyundai Engineering and Construction Company? E que esse primeiro empreendimento em 1948, começou a construir viaturas – na época tinha um acordo com a empresa norte-americana Ford para produzir carros desta marca apenas para o mercado interno?

... Que só em 1974 foi construído o primeiro carro da marca Hyundai? Desenhado e concebido em exclusivo pela marca, o pequeno modelo batizado de “Pony” (foto abaixo), foi apresentado nesse mesmo ano no Salão Automóvel de Turim, na Itália?

Hyundai Pony: Primeiro veículo da marca sul-coreana

... Que devido a uma crise econômica em 1998, surgiram diversas fusões na Coréia do Sul e a Hyundai comprou a Kia? Isto formou o grupo Hyundai Kia Automotive Group. No entanto, sempre manteve diferenças em relação a modelos entre as duas marcas.

... Que a Hyundai foi patrocinadora oficial da Copa do Mundo de 2006 e da Copa do Mundo de 2010?

... Que a Hyundai, atualmente, é uma das marcas que mais gasta dinheiro em publicidade no Brasil? Só em 2009, foi a 5ª empresa que mais investiu nisso, com cerca de R$ 744,5 milhões em anúncios nas grandes revistas, jornais e emissoras de televisão brasileiras?


Embora a história mais conhecida da origem do logotipo da BMW (Bayerische Motoren Werke AG - Trad: Fábrica de motores da Baviera) seja a de que o símbolo da empresa representa uma hélice de avião girando contra o céu azul, a verdadeira origem é bem mais simples. O logotipo é uma junção das marcas da Rapp Motorenwerke ( que fabricava motores de aviões no início do século 20) com as cores da bandeira da Bavária, região de origem da montadora alemã. A "lenda" da hélice começou em 1929, quando uma propaganda da BMW fez a associação entre a marca e suas origens na indústria aeronáutica.

Você sabia?

... Que foi fundada por Karl Rapp e Gustav Otto com o intuito primordial de produzir motores para aviões? Mas após a Primeira Guerra Mundial, devido ao Tratado de Versailles, foi terminantemente proibida de construí-los?

... Que depois desta proibição chegou a produzir somente motocicletas, e somente anos mais tarde dedicou-se à fabricação de automóveis?

<= Imagem ao lado : Sede da BMW em Munique/ALE.

... Que a BMW historicamente, sempre esteve envolvida nos desportos motorizados, inicialmente nas motocicletas e posteriormente nos automóveis?

... Que apesar de fundada em 1916 o símbolo BMW só foi estampado na carroceria de um carro pela primeira vez em 1928?

... Que atualmente, o grupo BMW reúne quatro marcas: BMW, Mini, Rolls-Royce Motor Cars e Husqvarna?

... Que anteriormente também era detentora da Land-Rover? O atual Range Rover foi desenvolvido em grande parte pela marca germânica. Hoje a Land-Rover pertence ao Grupo Tata.


... Que os nomes dados aos modelos dos carros da BMW seguem um padrão, que indica, em três dígitos, o modelo do carro e sua motorização? Assim, temos como exemplo o BMW 325, que indica um carro da série 3, com motorização 2.5 Litros de cilindrada.


Não há muito mistério no símbolo do jaguar que inspirou a marca britânica. O felino representa a capacidade dos veículos de entregar alto desempenho e controle total em seu manuseio.

Você sabia?

... Que a Jaguar foi fundada em 1922 com o nome de Swallow Sidecar Company, por dois amantes de motocicletas, William Lyons e William Walmsley?

...Que o nome Jaguar apareceu pela primeira vez no modelo SS Jaguar 2,5 Litros de quatro portas, dias antes do Salão do Automóvel de Londres de 1935?

... Que o nome SS Cars Ltda estava em todos os modelos da marca, mas foram rebatizados para Jaguar Cars Ltda depois da Segunda Guerra Mundial, pela conotação desfavorável da sigla SS nazista?

... Que depois de diversas fusões e separações com outros fabricantes, em 1989 a Jaguar foi comprada pela Ford, mas que devido ao prejuízo em seus investimentos, acabou por vende-la em março de 2008? E que hoje é propriedade da empresa indiana Tata Motors, tem sua sede em Coventry/ING?


A forma de diamante contínuo do símbolo da Renault tem a intenção de passar atributos como prestígio, sofisticação e durabilidade.

Você sabia?

... Que o grupo Renault foi fundado em 1898 pelo industrial francês Louis Renault, seus irmãos Marcel e Fernand e seus amigos Thomas Evert e Julian Wyer, pioneiros da indústria automobilística e introdutores do taylorismo como forma de organização do trabalho na França?

Primeira fábrica da Renault

... Que os irmãos Renault rapidamente perceberam a publicidade que poderiam atrair pela participação dos seus veículos em competições automobilísticas? E que alcançaram rápido sucesso e reconhecimento nas primeiras corridas de cidade à cidade na França?

*** Imagem: Louis Renault conduzindo um modelo Voiturette (1903) =>

... Que em 1909, Louis toma o controle total da empresa após a morte de seu irmão, Fernand? Seu outro irmão, Marcel, havia perecido quando participava de uma corrida Paris/Madrid em 1903.

... Que durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), a Renault fabricou munição, aviões  e veículos militares, como o tanque de guerra Renault FT-17 (foto mais abaixo)?

... Que Louis Renault chegou a ser homenageado pelas forças aliadas pela sua contribuição para a guerra com o fornecimentos dos seus veículos militares?

<= Tanque Renault FT-17 (1916/17)

... Que no período entre guerras, a Renault ampliou seu portfólio, produzindo também máquinas agrícolas e industriais?

... Que durante a Segunda Guerra Mundial a forças armadas da Alemanha invadiram a França, adquiriram as fábricas de Louis Renault e utilizaram com a ajuda de Daimler-Benz para a produção de veículos militares para a Alemanha nazista?

... Que irônicamente em diferente ao ocorrido na 1ª Grande Guerra, após a derrota alemã, Louis Renault foi preso durante a libertação da França em 1944 por "manter relações comerciais com inimigos" e acabou, infelizmente, morrendo na prisão antes de preparar sua defesa?

Marcel Renault em competição (1903)

Esta foi a penúltima parte da série “Marcas Aumomotivas”... Se perdeu alguma, e está interessado nas abordagens anteriores, convido-o à ir ao índice e ver as outras partes já postadas aqui no C&M...: Clique aqui.

O BLOG agradece sua visita... OBRIGADO!!!

Nenhum comentário: