quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Grasshopper Club Zürich-SUI




Fundação do Clube
1886

Sua história inicia-se em 1886, sendo o segundo clube de futebol mais antigo da suíça.

<= Escudo do St. Gallen

O F.C. St. Gallen é de 1879, e ostenta o título de mais antigo.


O Grasshopper foi fundado por estudantes ingleses. 

Curiosidade: Na reunião de fundação do clube foi efetivada uma doação de 20 francos suíços (na época uma soma considerável) que permitiu a importação da Inglaterra de uma bola de futebol de couro, vestidos e chapéus com as cores azul e branco.
Cartaz do primeiro jogo do Grasshopper (contra o Polytécnico) =>


É o clube detentor do maior número de títulos no futebol da Suíça.




Mascote do Clube
Gafanhoto


Não é bem o “mascote” do clube, e sim, seu próprio nome. Para a designação Grasshopper (gafanhoto), há diferentes interpretações. A explicação mais plausível é que os alunos ingleses, fundadores do clube, queriam passar uma nítida impressão que os jogadores da equipe se deslocavam com imensa habilidade nos gramados, como verdadeiros gafanhotos. Daí o nome do clube.

Equipe do Grasshopper em 1897/87


INFOBlog

Duas passagens do Grasshopper Club pelo Brasil ficaram marcadas: Uma foi em 1952 quando o time suíço veio disputar a Copa Rio Internacional e a outra foi em 1993 quando venceu o C.R. Flamengo por 2 a 0 em jogo amistoso no Estádio da Gávea.


Em competições européias o melhor resultado do Grasshopper Club veio em 1978 quando o time de Zurique fez grande campanha e chegou às semifinais da Copa da UEFA, sendo eliminado pelo time do Sporting Club de Bastia (França).



ClÁSSICOS & RIVAIS
Grasshopper vs. Zürich




Estádio(s)
Estádio Hardturm
Capacidade: 17.600 pessoas
Inauguração: 1929 (Demolição em 2007)
Proprietário: Grasshopper Club


Inaugurado com capacidade para 27.500 lugares, recebeu partidas da Copa do Mundo de 1954.

Em abril de 1956, nela foi disputada a primeira partida com iluminação artificial da Suíça.

Chegou a possuir 38.000 lugares em 1986, ano do centenário do clube.

Porém, próximo da sua demolição (2007) comportava 17.600 torcedores em partidas do Campeonato Suíço de Futebol e 16.600 em partidas das Competições Européias.

Está em contrução um novo Hardturm (Em formato Arena), com capacidade para 30.000 torcedores. Em 2007, foi realizado o último jogo do antigo Estádio Hardturm, que foi demolido para dar lugar a uma nova arena.

Panorama do projeto do novo Estádio

Enquanto o novo estádio não fica pronto, o Grasshopper está mandando os seus jogos no Complexo Esportivo Letzigrund (IMAGEM ABAIXO), construído para a Eurocopa 2008 e com capacidade para 25 mil torcedores.

Complexo Esportivo Letzigrund




Site Oficial do clube


***BLOG***
Esta FOI a primeira camisa de clube internacional agregada ao acervo.  Esta camisa veio para a coleção C&M por intermédio de uma “mãozinha” de meu amigo Bruno Moreira (RJ) junto à outro amigo, Diego Roberto (RJ) que disponibilizou a camisa.

Sou adepto deste tipo de template, bem como as cores adotadas.

O detalhe visual das divisões de tecido e cores por intermédio destes elementos de costura e tecido poroso, proporcionam um visual mais moderno à camisa. 

Tal elemento se extende às mangas, que estão em cores proporcionalmente invertidas, inclusive nas três listras padrões da fornecedora. Escudo muito bem ornado e trabalhado.

Curto camisas já dotados de números às costas, mas tenho aberto exceções para as postagens, é esta camisa é uma dessas exceções. 

Único senão, para o tipo de aplicação do logotipo do patrocínio master, que é de material fraco e está soltando um pouco de tinta, e criando pequenas falhas em um dos cantos do box. 


Foi, justamente o que suprimiu um (1) ponto no quesito material, mas no geral, a camisa é excepcional.

Mais uma camisa do acervo C&M apresentada... 
Agradeço a visita, MUITO OBRIGADO !!!

Nenhum comentário: