O momento que abrange o mercado de transporte
urbano de passageiros está aquecido. Apesar da falência de uma grande empresa
encarroçadora brasileira (Busscar), novos projetos e novos modelos estão sendo
apresentados, visando abocanhar uma “fatia” do enorme segmento que se
apresenta, mundialmente, mas, com mais evidência aqui no Brasil pelo advento de
sistemas BRT e BRS pelas diversas cidades e também pelos eventos que ocorrerão no país brevemente.
A paranaense Mascarello (Cascavel-PR) lançou seu
modelo para o segmento de massa no transporte coletivo. Trata-se do GranMetro
(batizado de BRS), ônibus de média/alta capacidade para atuar em linhas urbanas e
metropolitanas que fazem uso de faixas preferênciais de trânsito para ônibus
(BRS):
Segue uma linha atual, ou seja, moderna e
arrojada, com layout mais dinâmico, com elementos visuais bonitos, usando muito
a comunicação por Led’s.
Como dito, o seu design é bastante moderno. O
projeto da Mascarello resultou em uma carroceria muito bonita. Apesar de ser concebido para o modelo BRS ou
convencional, acredito que eventuais alterações – caso necessárias – para a utilização em um modal BRT podem ser aplicados com facilidade.
Recentemente, o modelo foi exposto no 9º
FetransRio. Algumas fotos (como a acima) são justamente de lá.
Aliás, ainda sobre a imagem acima, é passível de
observação positiva o generoso espaço de portas de acesso. Grandes,
possibilitam fácil acesso dos usuários ao interior do carro, que também possui
equipamento na porta central para acesso de pessoas com deficiência reduzida.
GranMetro no stand da Mascarello na FetransRio
O salão de passageiros opta pela utilização de
cadeiras duplas, priorizando assim, a opção por mais usuários sentados. Com boa
ilmuninação.
Painel de operação do condutor
O GranMetro é acondicionado sobre chassi
Mercedes Benz O-500MA.
Fonte (Visitem):
As apostas estão altas, pois com o crescimento
da frota de veículos particulares no país, e consequentemente o “estrangulamento”
das malhas viárias, as saídas serão inevitavelmente voltadas para os
transportes de massa nas grandes metrópoles. Seja no modal ferroviário,
metroviário, ônibus (BRT/BRS). E, na maioria das grandes cidades brasileiras, o
advento de modais ferroviários e ou metroviários é muito difícil por diversos
fatores, caindo então para os modais BRT e BRS, bem como o próprio VLT em menor
escala. E, visando esse mercado em amplo crescimento, as empresas estão
apresentando seus representantes, como o Neobus Mega BRT, o Marcopolo Viale BRT, e Caio Millenium BRT e agora com o Mascarello GranMetro. E tem mais... Mas isso é para outro post... Até lá!!!
Obrigado... Valeu a visita!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário