quarta-feira, 11 de julho de 2012

Associação de Futebol da África do Sul

Hoje, o blog vai apresentar uma camisa do acervo, mais especificamente do segmento de seleções. Dentre todos os setores da coleção, este é, o que hoje, menos tenho camisas. Isso se dá, realmente, por ser a última instância de foco de coleção.

Associação de Futebol da África do SuL

Porém, esta camisa dos Bafanas-Bafanas é muito bonita, e foi adquirida recentemente. Ah! (...) E por se tratar de uma camisa de seleção nacional, a postagem é um pouco diferente do usual, ok?... Divirta(m)-se: 



O futebol existe no país desde o século XIX, mas, por conta da discriminação racial oficial que vigorava no país (o apartheid) até o início da década de 1990, não havia uma única seleção nacional, assim como também não havia uma Federação: brancos e negros possuíam seus próprios times, seleções e associações. A Federação Branca foi fundada em 1892; a Hindu, em 1903; a Bantu, em 1933, e, três anos depois, a Parda.


A Federação Branca foi a única que chegou a ser oficializada pela FIFA, em 1958, mesmo ano em que o país foi expulso da CAF.

Dois anos depois, entretanto, a entidade máxima estabeleceu prazo de um ano para que a discriminação na seleção terminasse, o que não ocorreu.

Em 1961, portanto, a Federação Branca foi suspensa.

Ainda naquele ano, o presidente recém-eleito do órgão, Stanley Rous (imagem ao lado), influenciou para que a suspensão terminasse (o que acabou ocorrendo em 1963), afirmando que a FIFA não deveria envolver-se com questões políticas de cada país, e que o futebol poderia regredir na África do Sul.

Entretanto, em 1964 a suspensão foi reimposta em congresso anual da FIFA, que expulsou formalmente a Federação Branca em 1976, após o massacre de Soweto.


O apartheid foi extinto em 1991, e uma Seleção e Federação com cunho multiculturais, mas, única, foi criada e logo reconhecida. A primeira partida da nova Seleção foi válida já pelas eliminatórias para a Copa de 1994, em julho de 1992, vencendo Camarões por 1x0.


INFOBlog
Em 1996 o selecionado do país, disputando pela primeira vez a Copa das Nações Africanas, venceu, como sede, o torneio continental, tornando-se uma potência africana.



Neil Tovey ergue a taça de campeão da Copa Africana de Nações em 1996 ao lado de Nelson Mandela (direita) e Frederik de Klerk (esquerda) (Foto: Getty Images)




INFOBlog
Sua alcunha (apelido) é "Bafana-Bafana", um termo da língua zulu que significa "Os Garotos".



[BLOG/Vianna] ... Este projeto da Adidas quase levou nota 10 do blog em todos os quesitos. O débito de 0,5 ponto se deu por uma prática quase não existente em muitas camisas por aí: Uma manga "meio-termo", ou seja, sem curta e nem longa. Não ficou feio, mas, sinceramente, fica um pouco estranha...



MUITO OBRIGADO pela sua visita à este humilde espaço.
Valeu a companhia... Até a próxima!

Nenhum comentário: