Rio de Janeiro-RJ
Projeto do MODAL VLT para região Central
Integrar diversos
modais de transportes (trens, metrô e barcas) e reduzir
gradativamente a quantidade de ônibus nas ruas da região Central e do Cais do Porto estão entre
os principais objetivos das seis linhas do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT),
que a Prefeitura do Rio irá implantar na região até 2016.
O projeto, ainda em
fase de estudos, prevê a ligação por VLT’s (bondes) modernizados entre locais
importantes como a Rodoviária Novo Rio, a Central do Brasil, a Estação
Hidroviária da Praça 15 e o Aeroporto Santos Dumont. Todas as composições terão
ar condicionado e acessibilidade para pessoas com deficiência nas paradas.
Vídeo
institucional da CCR sobre o VLT da Zona Portuária do Rio de Janeiro
A capacidade vai
variar de acordo com a demanda, mas os trens terão um limite de 450 passageiros
em cada composição. A malha do VLT terá 52 km, com 42 estações – sendo três
principais, maiores e fechadas, para fazer as ligações com outros modais.
As demais estações
serão pontos de parada, abertos e com entrada livre, com a validação dos
bilhetes feita dentro das composições.
Outras localidades do
Centro do Rio, além do porto, também serão beneficiadas, como a Praça
Tiradentes e a Cinelândia – esta, favorecida pelas linhas que passarão ao longo
da Avenida Rio Branco.
O projeto foi
organizado de forma a ter duas linhas funcionando até a Copa do Mundo de 2014;
quatro até 2015 e 100% do trajeto até as Olimpíadas de 2016.
O VLT vai reurbanizar
áreas até então degradadas e esquecidas da Região do Cais do Porto, como a Rua Pedro
Ernesto, onde fica o Centro Cultural José Bonifácio (em fase de reformas), e o
antigo Túnel da Providência, que será utilizado para a passagem de uma das
linhas dos modernos VLT’s. Em alguns trechos, o VLT dividirá espaço com outros
veículos, o que não deverá ser um problema.
*** FONTES ***
e
MUITO OBRIGADO pela visita... Tchau!
Nenhum comentário:
Postar um comentário