quinta-feira, 19 de julho de 2012

VLT no centro do RJ

Rio de Janeiro-RJ
Projeto do MODAL VLT para região Central

Integrar diversos modais de transportes (trens, metrô e barcas) e reduzir gradativamente a quantidade de ônibus nas ruas da região Central e do Cais do Porto estão entre os principais objetivos das seis linhas do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que a Prefeitura do Rio irá implantar na região até 2016.


O projeto, ainda em fase de estudos, prevê a ligação por VLT’s (bondes) modernizados entre locais importantes como a Rodoviária Novo Rio, a Central do Brasil, a Estação Hidroviária da Praça 15 e o Aeroporto Santos Dumont. Todas as composições terão ar condicionado e acessibilidade para pessoas com deficiência nas paradas.

Vídeo institucional da CCR sobre o VLT da Zona Portuária do Rio de Janeiro

A capacidade vai variar de acordo com a demanda, mas os trens terão um limite de 450 passageiros em cada composição. A malha do VLT terá 52 km, com 42 estações – sendo três principais, maiores e fechadas, para fazer as ligações com outros modais.


As demais estações serão pontos de parada, abertos e com entrada livre, com a validação dos bilhetes feita dentro das composições.


Outras localidades do Centro do Rio, além do porto, também serão beneficiadas, como a Praça Tiradentes e a Cinelândia – esta, favorecida pelas linhas que passarão ao longo da Avenida Rio Branco.


O projeto foi organizado de forma a ter duas linhas funcionando até a Copa do Mundo de 2014; quatro até 2015 e 100% do trajeto até as Olimpíadas de 2016.


O VLT vai reurbanizar áreas até então degradadas e esquecidas da Região do Cais do Porto, como a Rua Pedro Ernesto, onde fica o Centro Cultural José Bonifácio (em fase de reformas), e o antigo Túnel da Providência, que será utilizado para a passagem de uma das linhas dos modernos VLT’s. Em alguns trechos, o VLT dividirá espaço com outros veículos, o que não deverá ser um problema.


*** FONTES ***
e

MUITO OBRIGADO pela visita... Tchau!

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