sexta-feira, 6 de julho de 2012

Sociedade Esportiva do Gama-DF

Sociedade esportiva do gama



Fundação do Clube: 15 de novembro de 1975.

1° escudo do Gama (1976)

Fundado por um grupo de desportistas que costumavam “matar o tempo” discutindo o futebol amador que fervilhava na cidade do Gama na década de 70. Foi no “Boteco do Zé”, no Setor Central do Gama, que se deu este capítulo no futebol candango: a fundação da Sociedade Esportiva do Gama



INFOBlog
O Gama está sediado hoje onde era o campo da Associação Atlética Vila Maria, fonte inspiradora para seu fundadores e começou a disputar o campeonato profissional em 1976. Nessa época faltava dinheiro até para comprar uniformes, bolas e chuteiras. "Vaquinhas" entre os diretores eram a salvação.


Mascote do Clube:  Periquito.

Foi na primeira assembléia do clube que foram escolhidas as suas cores oficiais, verde e branca, o escudo, simbolizando duas mãos segurando uma bola e o mascote: o periquito, um fiel amuleto que traz as cores da equipe estampadas em sua plumagem.


INFOBlog
Na sua primeira competição (Torneio Imprensa de 1976) o clube usou uma camisa modelo academia do Palmeiras/SP sem escudo. A partir de maio do mesmo ano estreou no Campeonato Brasiliense e adotou como seu primeiro escudo (1976) o formato do brasão do Distrito Federal com as letras SEG (imagem no início do post). Esse formato, utilizado normalmente como símbolo de Brasília, representa os pilares do Palácio da Alvorada.


INFOBlog
Em 1978, o Dr. Alberto Farah, arquiteto que trabalhava na Administração Regional do Gama e que já tinha em seu currículo a autoria dos projetos do antigo Estádio Bezerrão e da Feira Permanente da cidade, resolveu criar um novo escudo para o clube, algo que tivesse um tom mais original e que o distinguisse dos demais times do Distrito Federal.

Inspirado pelo movimento da Copa do Mundo daquele ano realizada na Argentina, o Dr. Farah aproveitou as mãos que alçavam a bola do símbolo do evento (imagem ao lado), excluindo, porém, os braços.


A bola, ao centro, foi elaborada de uma forma que parecesse com uma colméia, assim como foram planejados os setores da cidade.



Estádio(s):
Estádio Walmir Campelo Bezerra (Bezerrão).
Capacidade: 20.000 pessoas.
Inauguração: 19 de outubro de 1977 (ANTIGO).
Reinauguração: 19 de Novembro de 2008.
Proprietário: Governo do Distrito Federal.


O Bezerrão é uma arena multiuso, porém, é geralmente usada para partidas de futebol. Inaugurado em 1977, o estádio passou por um reforma de modernização que o interditou entre janeiro de 2006 e novembro de 2008, quando foi reinaugurado, com a partida amistosa de futebol entre as seleções do Brasil e de Portugal.

Panorama frontal da Arena Bezerrão

O nome do estádio é uma homenagem ao ex-deputado, ex-senador e atual ministro do Tribunal de Contas da União, Valmir Campelo Bezerra (imagem/foto abaixo), o qual era o administrador do Gama durante a construção do estádio.


Panorâmica do antigo Bezerrão


INFOBlog
Em 1999, com o retorno da equipe para a Série A do Campeonato Nacional, em uma viagem onde a equipe iria realizar uma partida, o então Presidente Wagner Marques foi abordado por um jornalista local que questionou o motivo pelo qual não mudava as letras SEG no escudo pelo próprio nome GAMA, uma vez que os profissionais da imprensa de outros estados tinham dificuldade para saber o significado daquelas três letras e, que às vezes, trocavam o símbolo da equipe por uma outra, pois não sabiam qual era o escudo correto. A idéia foi aceita e a partir daí essa grafia foi adotada e a estrela pela conquista da Série B de 1998 passou a fazer parte do emblema gamense.


Aconselhado por numerólogos, em 2001, Wagner Marques acrescentou um M a mais ao nome do time ficando GAMMA, porém, com a enorme repercussão negativa da mudança por parte da torcida, o dirigente resolveu deixar a grafia GAMA mesmo.

Evolução dos escudos do clube: 1976 (o primeiro uniforme), 1979 (primeiro título candango) e 2009 (atual).



Importante fonte sobre a história da evolução do escudo do clube

Site Oficial do clube:

[BLOG/Vianna] ... Com um template que aproveita bem as cores aplicadas à camisa, e também com detalhes bacanas, como o uso de tecido poroso e uma gola moderna a camisa agradou-me bastante. Outro detalhe que gostei bastante, foi o fato dos patrocínios harmonizarem com o conjunto visual do projeto.


Obrigado por sua visita...
Tchau!

Nenhum comentário: