sexta-feira, 27 de abril de 2012

Maho Beach - S. Marteen

MAHO BEACH
A praia mais “turbulenta” do mundo

Maho Beach é uma pequena extensão de praia localizada na belíssima ilha de Saint Martin (ou Saint Marteen) no caribe, e possui uma característica única e pitoresca: É extremamente próxima da cabeçeira da pista de decolagem/aterrisagem do aeroporto da ilha, o Aeroporto Internacional Princesa Juliana.


O aeroporto possui uma pista considerada de curta operação (2.180 metros), e por conta disso as aeronaves tem que efetuar os procedimentos de aterrisagem muito próximo da praia, para assim, efetuar o toque no solo o mais antecipadamente possível, e poder garantir, assim, uma operação mais segura. Da mesma maneira que, para decolagem, as aeronaves precisam utilizar todo espaço possível da pista, chegando por inúmeras vezes muito próximo dos limites e quase à praia (separada apenas por ua seção de cercas de arame). Nos dois casos, acabam proporcionando um curioso ponto de observação aos transeuntes e turistas.



A praia, então, tornou-se uma atração turística famosa em todo mundo, tanto que os bares e restaurantes no seu entorno  mantém quadros informando os horários de vôos e na maioria das vezes até mesmo os modelos de aeronaves integrantes destes vôos! Nem é preciso citar que os mais esperados são os enormes Boeing's 747.


Um espetáculo para ser visto: águas cristalinas, lindo céu azul e brilhante e a parte inferior de um grande avião passando à metros de sua cabeça.

Já para os turistas aventureiros, a decolagem dos aviões proporcionam uma aventura única, forte e turbulenta, pois vários gostam de se agarrar à cerca do limítrofe do aeroporto e esperar o acionamento dos motores, para tentar suportar o forte impacto do choque de ar  que é gerado.



Porém, em muitos casos, por se tratar de uma ação perigosa, várias pessoas já saíram gravemente feridas. As autoridades da ilha estão pensando em proibir (apesar dos protestos dos comerciantes locais) esta “brincadeira” perigosa.


Várias placas curiosas de aviso sobre o perigo desta "brincadeira"/situação podem ser vistas no local.



Fonte da matéria:

Nenhum comentário: