Edição 23.04.2012
O roteiro turístico de Porto Alegre já conta com
novo ônibus Marcopolo Viale DD "Sunny" de propriedade da Carris:
Imagens :
Fotos: Teleobjetiva
[BLOG] ... Este modelo de ônibus (além de bonito) faz toda a diferença em um passeio turístico. Em Curitiba, desde que foi adotado o DD panorâmico aumento consideravelmente a quantidade de usuários na linha turismo da cidade.
Ainda em Porto Alegre...
Desde 24 de março (sábado),
os usuários do transporte coletivo da cidade utilizam 16 novos ônibus que foram
entregues pela Carris. São sete coletivos articulados, com capacidade para 63
passageiros sentados, e nove ônibus com ar-condicionado com capacidade para 44
passageiros sentados. Todos os ônibus são adaptados para acesso universal.
Outros
11 ônibus que foram adquiridos pela empresa para renovar a frota devem ser entregues
até o final de abril. Realizada na sede da Carris, a solenidade de entrega dos
coletivos contou com o prefeito José Fortunati.
Fonte:
http://zerohora.clicrbs.com.br
Parabéns, S.E.R. Caxias!!!
É o que deseja também o Blog C&M...
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E, recentemente a montadora paranaense Mascarello atingiu a marca de 13.000 unidades beneficiadas e comemorou a marca:
Em um mercado tão concorrido, e com tantos desafios é realmente uma bela marca atingida pela competente empresa de Cascavel. Alguns trabalhos abaixo, o blog tem o prazer de divulgar:
ROMA 370 (VOLVO B42OR)
IFBA
Instituto
Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Bahia
(Campus Salvador-BA)
Roma 310 (Volks 17.230)
EVAL EMPRESA DE VIAÇÃO ANGRENSE LTDA
ANGRA DOS REIS - RJ
[BLOG] ... Esse abaixo, achei fenomenal...
Gran Via 15000 mm (3º eixo direcional) Volvo B270
Empresa Metropolitana
Recife-PE
[BLOG] ... Esse modelo acima pode operar fácil, fácil em qualquer sistema BRT de médio porte. O salão de passageiros é enorme!
Fonte de imagens e informações técnicas:
Está chegando a hora...
TRANSOESTE-RJ
Sistema Transoeste entre Santa
Cruz e Barra daTijuca começa a funcionar no próximo dia 21 de maio.
Com o primeiro trecho
previsto para estrear dia 21 de maio, o corredor expresso de ônibus BRT
Transoeste (que ligará Santa Cruz à Barra da Tijuca) terá esquema especial de
segurança 24h. PMs fardados em horários de folga estarão em todos os pontos. No
novo sistema, pontos viram estações com bilheteria, roleta e câmeras. A
promessa é que a viagem de ponta a ponta na linha expressa seja feita em 65
minutos, metade do tempo gasto atualmente.
Para que o trânsito não
roube a agilidade desse novo meio de transporte, haverá sinais inteligentes que
se abrem ao detectar a aproximação do coletivo e muitos, muitos radares para
frear avanços de sinal nos cruzamentos que cortam o BRT, como na Avenida das
Américas e na Rua Felipe Cardoso, em Santa Cruz.
O novo sistema será
implantado aos poucos, em mais três etapas, até ser concluído, em junho. “Nos
ônibus haverá equipamentos de filmagem. As imagens passarão em tempo real num
painel no Centro de Controle Operacional, no Terminal Alvorada. É segurança
máxima”, destacou o presidente da Federação das Empresas de Transportes de
Passageiros do Rio (Fetranspor), Lélis Marcos Teixeira.
Na primeira fase, serão
abertas 30 das 53 estações. Duas linhas serão eliminadas ou alteradas — 882
(Santa Cruz-Barra) e 460S (Itaguaí-Barra) — e darão lugar a outras, as alimentadoras,
que trarão os usuários até as estações. “Reuniões com moradores de Santa Cruz,
Campo Grande e Sepetiba começam nos dias 28 e 29 para explicar as mudanças”,
explicou Lélis.
Quando
estiver funcionando plenamente, o Transoeste terá alterado 20 linhas, eliminado
cinco e tirado das ruas 140 ônibus. Vão sumir do mapa coletivos com trajetos
parecidos com o do BRT.
Crédito da foto: Jovani Cecchin (via ônibus Brasil)
Nova pardonização com o nome escolhido para o sistema (Ligeirão)
Semáforos inteligentes vão
deixar a viagem mais rápida. A tecnologia cruza dados de um tag — dispositivo eletrônico
instalado no vidro dianteiro dos BRTs — com a de antenas colocadas nos sinais.
Com isso, ao perceber a aproximação do ônibus,os semáforos vão ficar verdes ou
o tempo do vermelho será reduzido.
A modernização também nos
veículos articulados, que transportam 140 passageiros de uma vez, 42 sentados.
Televisores de 21 polegadas vão distraí-los com notícias, entretenimento e
propaganda sem som. Painéis luminosos vão informar a próxima estação e quantos
minutos faltam para chegar até ela.
Panorama de uma das estações à noite (Estação Novo Leblon)
Para os rodoviários, um
moderno computador de bordo, com telas que mostram imagens das 4 câmeras
internas do ônibus e da externa que ajuda a dar ré. As empresas que vão operar
o sistema são a Expresso Pégaso e Viação Jabour.
O embarque será diferente:
nas estações, as portas de vidro só se abriram para dar acesso ao ônibus quando
ele encostar na plataforma. A pista dos ônibus é segregada com uma mureta de 15
centímetros de altura, mas haverá lacunas para manobras de emergência, como
quando um ônibus furar o pneu ou enguiçar.
Foto: J.P. Engelbrecht
A frota do Transoeste que
vai operar inicialmente terá 40 ônibus articulados, cada um a custo de cerca
de R$ 750 mil. Destes, 23 serão expressos e vão funcionar das 5h à 1h, de segunda-feira
a sábado, com intervalos de cinco minutos. O restante será dos chamados
paradores e irá circular todos os dias, 24 horas, com previsão de passar a cada
10 minutos.
A
Secretaria Municipal de Transporte deve fazer programação especial de funcionamento
de estações na madrugada. Há a possibilidade de que nem todas fiquem abertas
neste período, já que a movimentação de passageiros é reduzida a quase um
terço. Também está sendo estudado como será feito com as bilheterias, que
também devem ter horário de atendimento restrito.
Diagrama do sistema Transoeste (Crédito: Jornal O Dia)
Com o Transoeste, o Bilhete
Único Carioca vai possibilitar o uso de até três ônibus, e não dois, pela
tarifa de R$ 2,75. Isso porque as linhas alimentadoras — que vão sempre ter a
letra A ao final do número — não vão contar se a viagem anterior ou posterior
do passageiro for num BRT. Mas a regra do tempo permanece: a integração deve
ser feita no prazo máximo de duas horas de intervalo.
Nos
ônibus da Transoeste não haverá cobrador: eles estarão nas bilheterias das
estações. A compra da passagem será por Bilhete Único apenas, que será passado
na catraca. Na primeira semana, quem não tem ganhará um do bilheteiro. Todas as
estações terão máquinas automáticas de recarga.
Na
segunda etapa do BRT Transoeste, está prevista a inclusão da estação Magarça,
sendo seguida pela etapa da inclusão do ponto de parada de Mato Alto e,
finalmente, o trecho com a Césario de Melo, em Campo Grande, em junho. Serão
110 mil viagens por dia no sistema, que exigiu a abertura de um novo túnel, o
da Grota Funda.
Em 2016, a integração do
corredor expresso será feita com a estação de metrô do Jardim Oceânico, da
futura Linha 4 do metrô da Barra. O BRT provocará melhorias também nas linhas
convencionais de ônibus. Todos os 60 veículos das linhas alimentadoras serão equipadas
com ar-condicionado em até um ano.
A frota também será composta, além do MegaBRT (Neobus) do novíssimo VialeBRT (Marcopolo). Crédito da foto: Josenilton Cavalvante da Cruz.
A agilidade que se pretende
ter no corredor é a mesma esperada para a solução de possíveis problemas
mecânico ou acidente envolvendo em alguns dos ônibus BRT.
A Fetranspor calcula
que toda a operação para tirar o veículo da pista e transferir os passageiros
para outro carro dure, no máximo, 30 minutos, com apoio operacional de
motoqueiros e reboques.
Simulações de resgate e apoio em caso de pane estão
sendo feitas com os motoristas no trecho que será inaugurado.
Crédito foto: Miguel A.M. Côrrea (via Busólogos em ação)
Fonte da matéria:
[BLOG] ... Os usuários cariocas vão gostar do novo sistema. Se for bem administrado do jeito que estão divulgando então, o sucesso é garantido. Já cansei de falar que passei 26 anos de minha vida no Rio de Janeiro, sendo os últimos 10/15 intensamente movimentados, utilizando os ônibus da cidade. Cresci à volta das intensas linhas cariocas, e lé tornei-me busólogo. Quando mudei-me para Curitiba, e conheci o explêndido sistema daqui, então, consolidei minha adoração pelos ônibus. Por isso, sou convicto em afirmar que os usuários cariocas vão gostar! Só está me preocupando esse tempo estimado de 30 minutos em resoluções de problemas... Acho que pode ser melhor.
Para fechar... Fotos da entrega dos novos G7's da Bomfim de Salvador/BA...
Alguns exemplos de Banners publicitários em busões:
Paris: Esse comercial é um tanto perigoso...
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