Destaque da Semana

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Avaí Futebol Clube-SC

Hoje, o C&M vai apresentar a segunda camisa em seu acervo, do clube alvi-celeste da Ilha da Magia...

Avaí Futebol Clube



Fundação do Clube: 1º de Setembro de 1923.

Tudo começou em setembro de 1923. Um comerciante de Florianópolis, chamado Amadeu Horn (imagem ao lado), conheceu um grupo de garotos, praticantes assíduos do futebol, que organizavam seus jogos na rua Frei Caneca no bairro Pedra Grande.

Então Amadeu Horn resolveu realizar o sonho daqueles garotos, que era poder utilizar os "ternos" (termo utilizado na época para designar o uniforme) durante os jogos, como os times famosos utilizavam.

O comerciante doou um "kit" de futebol aos garotos que, além de ganharem uma bola e chuteiras, ainda foram agraciados com os tão sonhados "ternos" contendo camisetas listradas em azul e branco e calções e meias azuis, em homenagem ao seu time de coração, o extinto Riachuelo.

Camisa em estilo "retrô" alusiva à primeira camisa do clube em 1923/1924

Posteriormente em um sábado (1º de setembro de 1923) em uma reunião na casa do Sr. Amadeu Horn, ficou decidido que iriam fundar um clube. O nome escolhido seria Independência. Eis que, atrasado para a reunião, Arnaldo Pinto de Oliveira chega e influencia o grupo a trocar o nome, já que, Independência seria um nome complicado para a torcida gritar em apoio ao time.

Avaí (à época Avahy Foot-ball Club) em 1923/1924

Como naquela época, Arnaldo estava lendo um livro sobre a história do Brasil, ele sugeriu o nome Avahy, em referência à Batalha do Avahy. Todos apoiaram a idéia, e foi aí que começou a história do Avahy Foot-ball Club”.




INFOBlog
Nos primeiros anos depois de sua fundação, o Avaí tinha um escudo diferente do atual. Dentro havia um círculo com fundo branco com as letras "AFC" em azul e em posição central no círculo. Por sobre estas letras em extenso, o nome do clube: Avahy Foot-ball Club, que mais tarde passou a se chamar Avaí Futebol Clube e ganhou um novo distintivo.



O escudo atual do Avaí Futebol Clube foi desenhado com base no primeiro uniforme do clube (camisa com listras verticais nas cores azul e branca), usado na época da fundação e que segue até hoje.



INFOBlog
O Avaí foi o primeiro campeão catarinense, em 1924.


Mascote do Clube:  Leão (Leão da Ilha).


Na década de 1950, quando o Avaí ainda atuava no antigo Estádio Adolfo Konder, o senhor Olímpio, que era um narrador de uma rádio de Florianópolis, classificou o time azul e branco como um "Leão" pela bravura e raça com que tinha atuado em mais uma vitória no clássico da cidade contra o rival Figueirense.


INFOBlog
O Avaí foi a primeira equipe catarinense a vencer uma das três divisões do Campeonato Brasileiro, ao conquistar a Série C em 1998.

Detalhes das "mesclas" de tecidos na camisa

INFOBlog
Como dito mais acima, a origem do nome do clube remonta à Batalha de Avahy, um episódio da Guerra do Paraguai.



Estádio(s):
Estádio Dr. Aderbal Ramos da Silva.
      (Estádio da Ressacada)
Capacidade: 17.800 pessoas.
Inauguração: 15 de novembro de 1983.
Proprietário: Avaí Futebol Clube.


O Estádio Aderbal Ramos da Silva, popularmente conhecido como Estádio da Ressacada, de propriedade do Avaí, foi construído nos anos de 1982 e 1983 em substituição ao antigo Estádio Adolfo Konder. Com capacidade atual para quase 18 mil lugares, possui projetos para ampliação de capacidade para 30 mil pessoas.

Estátua do Leão (mascote) na Ressacada

O Estádio Adolfo Konder (imagem de época, mais abaixo),  também conhecido como “Campo da Liga” ou “Pasto do Bode”, foi um estádio de futebol inaugurado em 11 de março de 1930, localizado em Florianópolis e pertencia ao Avaí Futebol Clube.


O Figueirense também jogou nesse estádio até os anos 60. Já o Avaí, mandou partidas até o início do anos 80. O estádio foi demolido em 1982 e em seu lugar foi construído o Beira Mar Shopping.



Site Oficial do clube

Template certinho, básico, mas bonito. Uma (sempre) boa utilização das cores do clube nos projetos se faz presente nesta camisa. Tecido leve, confortável, com ótima mescla de tecidos. Molde muito bom. A maioria dos patrocínios está em harmonia com o conjunto da camisa (principalmente às costas). Os detalhes como: Etiqueta holográfica de originalidade, arte final na costura interna do colarinho, e a frase estampada na parte de trás do colarinho, agradam aos torcedores e colecionadores mais exigentes. Fonte numérica padrão.


Apesar de confortável e leve, o tecido requer cuidados com umidade (mofo). Patrocínios às mangas destoam do conjunto da camisa.

MUITO OBRIGADO pela sua visita ...
Valeu!!! Até a próxima!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...