O Metrobus-Q (Metrobus de Quito) é o conjunto de sistemas massivos de ônibus de trânsito rápido (BRT) gerenciado pela Empresa Pública Metropolitana de Transporte de Passageiros (EPMTP), uma agência de transporte do município de Quito e região metropolitana, no Equador.
O transporte urbano na cidade de Quito sempre foi tido
como um dos problemas mais urgentes pela sua administração, seja pelo tempo de
viagem, poluição ambiental, desconforto do usuário, e falta de transporte durante
a noite.
Dentro deste contexto, depois de vários estudos
conduzidos por especialistas estrangeiros no transporte, a partir de várias
agências de ajuda como o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento
(PNUD), técnicos russos, argentinos, chilenos, brasileiros, entre outros, chegou-se em um consenso em racionalizar o transporte massivo. A escolha foi pela
implementação de um sistema de Trólebus.
O conceito de trólebus foi
adotado para operar em uma rota única, com estações pré-pagas e de plataforma de acesso de passageiros ao nível de entrada aos ônibus, similar ao utilizado na cidade brasileira de Curitiba.
Parada Vila Floral (Trole)
Hoje, o Distrito Metropolitano de Quito tem três
sistemas de transporte de massa no estilo BRT, que operam em três eixos: Central (Trólebus e Metrobus), Occidental e Oriental (Ecovía).
A demanda total atendida pelo sistema é de aproximadamente 595 mil viagens/dia, o que representa 28% do total de viagens nas áreas urbanas.
A demanda total atendida pelo sistema é de aproximadamente 595 mil viagens/dia, o que representa 28% do total de viagens nas áreas urbanas.
Imagem: Allen Morrison
Excetuando-se o
Trólebus por sua tração elétrica, os demais ramais são convencionais, ou seja, veículos dotados de motores à diesel.
Além disso os ônibus que atendem o Sistema Ecovía (Oriental) e Corredor Occidental têm portas de acesso de passageiros do lado esquerdo; enquanto o "Trole" e Metrobus tê-los à direita.
Com essa malha de transporte de massa, há uma cobertura de alta demanda para os habitantes da cidade. Vamos conhecê-los por partes:
Além disso os ônibus que atendem o Sistema Ecovía (Oriental) e Corredor Occidental têm portas de acesso de passageiros do lado esquerdo; enquanto o "Trole" e Metrobus tê-los à direita.
Estação LA Y do corredor Central
Com essa malha de transporte de massa, há uma cobertura de alta demanda para os habitantes da cidade. Vamos conhecê-los por partes:
De Joffrenomuere - Trabajo propio, CC BY-SA 3.0,
TRONCAL CENTRAL:
Possui 18,5 km de extensão, é operado por ônibus "trólebus", e convencionais; ambos articulados, com capacidade para transportar até 160 passageiros. A única diferença, já citada, é que os trólebus são alimentados por energia aérea catenária.
Este trocal também é servido por linhas alimentadoras que partem dos Terminais de Transferência: Quitumbe*, Morán Valverde, El Recreio, Estação Norte, Carcelén*.
* Destes acima, Quitumbe e Carcelén são terminais interprovinciais (intermunicipais).
Existem ainda neste troncal duas estações (ponto) de transferência: España e El Ejido.
As estações são equidistantes em média por 400 metros umas das outras. Transporta em dias normais, uma média de 230 mil usuários.
Possui 18,5 km de extensão, é operado por ônibus "trólebus", e convencionais; ambos articulados, com capacidade para transportar até 160 passageiros. A única diferença, já citada, é que os trólebus são alimentados por energia aérea catenária.
Este trocal também é servido por linhas alimentadoras que partem dos Terminais de Transferência: Quitumbe*, Morán Valverde, El Recreio, Estação Norte, Carcelén*.
* Destes acima, Quitumbe e Carcelén são terminais interprovinciais (intermunicipais).
Existem ainda neste troncal duas estações (ponto) de transferência: España e El Ejido.
Estação Amaru Ñan do corredor Central
As estações são equidistantes em média por 400 metros umas das outras. Transporta em dias normais, uma média de 230 mil usuários.
"EL Trole" – Trólebus de Quito
O "Trole"/Trólebus de Quito faz parte do sistema de transporte que serve a cidade de Quito,
Equador. Sua implantação começou em 1994, e o projeto foi inaugurado em dezembro
de 1995.
Imagem: Steve Morgan
Inspirado pelo sistema RIT de Curitiba/Brasil, o "Trole" de Quito foi concebido para ser um dos primeiros sistemas de transporte
de massa (BRT) ecológico, com alimentação elétrica, da América do Sul.
O Equipamento
elétrico/eletrônico contidos nos carros do Sistema "Trole" é implementado pela AEG-ADtranz da
Alemanha, uma especialista na área de controle de sistema de energia.
O motor diesel auxiliar e chassis são da também alemã Mercedes-Benz. A carroceria foi construída pela “Hispano Carroçaria”, ou “Tata Hispano”.
O motor diesel auxiliar e chassis são da também alemã Mercedes-Benz. A carroceria foi construída pela “Hispano Carroçaria”, ou “Tata Hispano”.
Em dezembro de 1995 foi inaugurada a primeira
etapa compreendida na área entre o Terminal Morán Valverde e Estação El Recreio, no
centro da cidade, com advento de linhas alimentadoras operantes em Morán Valverde.
Nesta fase, eram transportados, em média,
50 mil passageiros/dia.
Em março de 1996 entrou em serviço o segundo estágio do troncal, a
partir da estação El Recreio em direção ao norte para estação El Ejido.
Imagem: Peter Haseldine
Nesta fase, operando com 32 carros e aumentando a média de usuários
para 90 mil passageiros/dia.
Panorama do interior de uma das estações de Quito
Em abril do mesmo ano (1996) a terceira fase entrou
em operação, desde Morán Valverde à Estação Norte (Y) com a operação de 54 veículos
no trecho.
O número médio de usuários foi à 120 mil passageiros/dia.
Em 2008, com a inauguração do Terminal Quitumbe
Interprovincial, o sistema "Trole" teve sua rota total eletrificada definida. Sua extensão ao Norte é chamada de Corredor Norte-Central é é operada por ônibus articulados convencionais.
ônibus articulados que também operam no corredor Troncal Central
Atualmente, o Troncal Central tem 5 linhas:
C1:
El Recreio - Estação Norte (Y)
C2: Terminal Quitumbe - estação Norte (Y)
C3:
Estação Norte (Y) - Plaza Grande
C4: El Ejido - Terminal Quitumbe
C5: El Recreio – Columbus
CQR: Terminal Quitumbe - El Recreio
Recentemente, o sistema está aumentando e melhorando sua estrutura. Veículos bi-articulados (Marcopolo-Gran Viale) estão sendo inseirdos no sistema. Bem como um novo padrão visual, mais bonito, moderno para identificação da rede:
TRONCAL ORIENTAL:
É operado exclusivamente por ônibus movidos à diesel com capacidade para 160 passageiros.
Esse eixo conta com 5 terminais de transferência, e igual número de estações de integração. Circulam aproximadamente 136 ônibus alimentadores articulados.
O chefe da operação é um consórcio privado constituído por operadores da indústria, transportando em dias normais uma média de 310 mil passageiros.
É operado exclusivamente por ônibus movidos à diesel com capacidade para 160 passageiros.
Esse eixo conta com 5 terminais de transferência, e igual número de estações de integração. Circulam aproximadamente 136 ônibus alimentadores articulados.
O chefe da operação é um consórcio privado constituído por operadores da indústria, transportando em dias normais uma média de 310 mil passageiros.
SISTEMA ECOVÍA
O Ecovía é outro dos sistemas de transporte massivo estilo "BRT" da região Metropolitana de Quito.
Ele consiste de uma linha de ônibus articulados
à diesel e operam na cidade à partir do Terminal Rio Coca,
circulando nas pistas da avenida 06 de dezembro para o centro histórico, passando pelo Terminal Marín Central, até o Terminal Quitumbe.
Vídeo com parcial do Sistema ECOVIA. No vídeo, alguns
ônibus articulados operando na Estação Naciones Unidas, que atende à região do
Estádio Olímpico Atahualpa. Autoria: Mr. Farellano (2011).
Mapa de operação na época da implantação do sistema ECOVÍA
Seus ônibus são chassis articulados
fabricados pela Volvo, e a carroceria (Viales) foram produzidos pela Marcopolo. Opera 24 horas/dia.
TRONCAL OCCIDENTAL:
Esse Eixo possui um comprimento de aproximadamente 23,1 km, linhas alimentadoras, 5 Terminais e 4 Estações de Transferência. Transporta em dias normais uma média de 190.000 passageiros.
Esse Eixo possui um comprimento de aproximadamente 23,1 km, linhas alimentadoras, 5 Terminais e 4 Estações de Transferência. Transporta em dias normais uma média de 190.000 passageiros.
CORREDOR SUR Occiental
Este é o mais novo sistema de transporte massivo
da cidade de Quito, inaugurado em outubro de 2010 operando com ônibus
articulados.
Tal qual o Sistema Ecovia, o Corredor Sur
Oriental tem as portas de acesso e saída de passageiros do lado esquerdo do
ônibus.
Este eixo opera com Ônibus articulados em
chassis Volvo , e carroceria da Caio (Millennium).
Seu plano de operação segue pela Avenida Condor Nan, Avenida Maldonado, Avenida Alamor, Avenida Napo, e Avenidas Pichincha e 06 de dezembro.
Oferece serviço BRT por 24 horas, e é parte do
sistema integrado Metrobus-Q.
Possui
integrações com o Sistema Ecovía, e também com o Sistema “Trole”.
Com
o “Trole” está integrada pelo terminal Quitumbe.
Já com o Sistema Ecovia une-se pelos terminais Quitumbe, Marín Central e El Playon de La Marín.
Já com o Sistema Ecovia une-se pelos terminais Quitumbe, Marín Central e El Playon de La Marín.
Terminal Quitumbe
Fontes e Sites oficiais:
Obrigado... Valeu a visita!!!
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