terça-feira, 7 de agosto de 2012

Clube Náutico Capibaribe-PE



Fundação do Clube
07 de abril de 1901
1º escudo do clube (1901)

Em 1897, um grupo de rapazes amantes do remo, comandados por João Victor da Cruz Alfarra, alugava barcos da antiga Lingueta, saindo em pequenas excursões até a antiga Casa de Banhos do Pina.

Com o fim da revolta dos Canudos, os recifenses preparavam-se para receber as tropas pernambucanas com uma vasta programação preparada para a recepção aos soldados.

João Alfarra e alguns dos seus companheiros de proeza pelo Capibaribe foram encarregados de preparar a parte náutica da recepção, e ficou marcada uma grande regata para o dia 21 de novembro de 1897. 

Essa competição despertou o interesse dos recifenses, que sentiram a necessidade de fazer outras promoções do gênero. O remo começou a ganhar novos adeptos e, no ano seguinte, empregados dos armazéns das ruas Duque de Caxias e Rangel formaram uma agremiação, à qual deram o nome de Clube dos Pimpões.

Os componentes do outro grupo, o que tinha brilhado na regata da recepção às tropas de Canudos, animaram-se e houve uma série de dispustas entre as duas turmas, em 1898, na Casa de Banhos.

No final de 1898, ficou acordada a fundação de uma outra sociedade, que congregaria os dois grupos antes mencionados: o Club Náutico do Recife. E, em 7 de abril de 1901, João Alfarra convocou todos os ligados ao remo para uma solenidade na qual seria lavrada e registrada a primeira ata da agremiação, data que ficou reconhecida oficialmente como a fundação do clube.



INFOBlog
Apesar de fundado em 1901 o Náutico só teve seu primeiro time de futebol em 1905, formado por ingleses e alemães.


As primeiras cores adotadas pelo clube foram o Azul e Branco.



Mascote do Clube
TIMBU

A escolha do Timbu como mascote ocorreu durante um jogo entre Náutico e América/PE, no campo da Jaqueira, em 19 de agosto de 1934.

No intervalo, em virtude da chuva e da falta de condições no vestiário, o técnico alvirrubro preferiu conversar com os jogadores no centro do gramado. Um dirigente do Náutico levou para os jogadores uma garrafa de conhaque e pediu que eles bebessem um gole para aguentar o frio. Com isso, a torcida adversária gritava "Timbu! Timbu!" para provocar os jogadores alvirrubros, pois o animal aprecia a bebida alcoólica.


O Náutico venceu o América por 3 a 1. Quando os jogadores do Náutico saíram de campo, foram perturbar a torcida adversária, gritando "Timbu, 3 a 1!". Após este jogo, o Timbu foi o mascote escolhido pelo Clube Náutico Capibaribe, que então organizou um bloco criado pelo pessoal do remo em 1934 - o Timbu Coroado - que sai aos domingos de carnaval, da sede alvirrubra, e percorre o bairro dos Aflitos.




Estádio(s)

Estádio Eládio de Barros Carvalho (dos Aflitos)
Capacidade: 19.800 pessoas
Inauguração: 25 de junho de 1939

Proprietário: Clube Náutico Capibaribe



O Estádio Eládio de Barros Carvalho, popularmente conhecido como Estádio dos Aflitos, por estar localizado no bairro dos Aflitos, é o estádio usado pelo Clube Náutico Capibaribe.


Foi inaugurado em 25 de junho de 1939. O nome é uma homenagem a Eládio de Barros Carvalho, presidente do clube durante 14 mandatos.

Arena Pernambuco
Capacidade: 46.000 pessoas
Previsão de inauguração: 06 de janeiro de 2013
Proprietário: Governo do Estado do Pernambuco


A Arena Pernambuco é um moderno estádio de futebol emformato Arena que está sendo construído para a Copa das Confederações da FIFA 2013 e para a Copa do Mundo da FIFA 2014 em Pernambuco.


Com padrão internacional, a arena terá capacidade para 46.000 pessoas.


Como o Náutico foi o primeiro clube à aderir ao projeto, pelo acordo firmado, poderá jogar TODAS suas partidas como mandante na nova Arena.


ClÁSSICOS & RIVAIS
clássico mais antigo e de maior rivalidade do estado, intitulado de Clássico dos Clássicos, também chamado de Derby Pernambucano, sendo este o terceiro clássico mais antigo do Brasil.




INFOBlog
O primeiro escudo data de 1901 e representava o esporte que originou o clube: o remo. Continha uma âncora, dois remos e o diagrama das iniciais do clube: CNC. Em 1931, o clube substituiu o antigo escudo no uniforme por apenas a bandeira, símbolo que ficaria famoso com o reconhecimento nacional do clube mais tarde. Em 1976, foram adicionadas seis estrelas ao redor da bandeira, representando o hexacampeonato da década de 1960.


Em 1996, foi retirado o mastro da bandeira no escudo, ficando apenas a flâmula estilizada, com o nome Náutico abaixo. Em 2008, o clube incrementou a cor vermelha do escudo, substituindo o Náutico pela data de fundação, 1901.



INFOBlog
Allan Cole, atacante e compositor de reggae jamaicano que era amigo do estimado cantor Bob Marley, jogou no Náutico entre os anos de 1971 e 1972.


O atleta foi contratado pelo Timbu após se destacar num amistoso da Seleção da Jamaica contra o próprio Náutico em Kingston, capital do país.



Site Oficial do clube

***BLOG***
Camisa tipicamente curitibana – é uma das poucas peças que tenho em acervo compradas aqui na cidade – esta camisa do Timbu foi adquirida juntamente com a do Avaí (também da Champs) bem no início de minha coleção. Ainda sob forte influência negativa pelos boatos acerda da marca fornecedora, o que em certo ponto é verdade (material), mas com a compensação visual. Um template padrão para o clube, com cortes modernos e detalhes bacaníssimos, como a ribana estilizada (imagem abaixo), que dão um toque diferente à camisa.


Além disso um cuidado surpreendente com o escudo, um tom de vermelho muito bom e mesclado aos diferentes tecidos costurados, são o ponto alto e que conseguiram manter a nota lá em cima. O fraco material (tecido muito suscetível à climas úmidos – requer extremo cuidado) balanceou a nota ...

MUITO OBRIGADO !!!
Agradeço demais sua visita aqui no C&M!!!

Nenhum comentário: