segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Vermelhão de teimoso...

Uma das coisas que aprecio é essa diversidade engraçada da vida. Além de camisas de times, miniaturas e filmes, curto por demais todo assunto relacionado à ônibus e mobilidade urbana, com extensão à transportes sobre trilhos, aéreo e etc... Mas, muito embora curta bastante clicar ônibus por aí, não tenho o hábito de me deslocar muito para tal feito. Porém, vez ou outra tenho a sorte de me deparar com cenários legais e até mesmo curiosos, como o corrido neste último sábado, aqui na unidade Boqueirão do SESI.

No meio da manhã (10 hs aprox.) estava escutando o “ronco” mais que famoso do motor Volvo perto de casa, mas pelo número de acelerações e sinais sonoros de ré, percebi que era algo diferente. E ao sair para ver o que ocorria me deparo com a cena:


O pessoal do SESI estava tentando manobrar para o interior da unidade, este Marcopolo Torino GV já descaracterizado.


Pela placa, descobri, posteriormente que esse bi-articulado (Volvo B52E) era da Viação Cidade Sorriso e já ostentou os prefixos GD312 e VD967.

Com uma manhã tranquila, fiquei observando um pouco a operação, até mesmo pelo desafio de ver este gigante ser alocado no pátio do SESI. Curiosidade que aumentou quando percebi os obstáculos à serem superados: Portão estreito, e espaço externo também difícil, pois as calçadas são muito frágeis, e o ônibus não poderia acessá-las para melhorar as manobras. Lá dentro, haviam ainda alguns obstáculos que atrapalhariam e muito esse dia para os funcionários incumbidos de tal serviço.


Certo de que logo o bi-articulado estaria dentro do SESI retornei, e de casa pude ver (na foto acima) que o serviço estava quase completo, pois mais da metade já estava no interior da instituição.

Mas, a parte da tarde chegou, e para minha surpresa, vi que o “teimoso” continuava para fora. As manobras não davam certo, e em certo momento... “empacou”. Sem espaço para manobras seguras, chamaram um serviço de “Muck” para ajudar:


Nesta altura, o tal serviço já chamava a atenção dos transeuntes e moradores da rua. Um certo número de pessoas já observava curiosa o desenrolar do trabalho. E que trabalho!!!


Suspende, move para lá, abaixa, move para cá... Sobe motorista, sobe outro... Manobras e mais manobras... e Nada!!! O teimosão não arredava e não entrava no pátio. E assim, chegamos às 18 horas... Escureceu... E as tentativas continuaram...


Por volta das 20 horas, saímos para um compromisso e lá estavam eles... Tentando, tentando...


No retorno, dentro do carro eu e minha esposa nos indagavamos se haviam logrado êxito... E ao chegarmos, notamos que não conseguiram manobrar o bi-articulado e resolveram por levá-lo para outro local. O pátio estava vazio... É... O VERMELHÃO WINS!!! Rsss....

Nota: Ficou também a curiosidade sobre o objetivo/destino deste e de mais 3 bi-articulados que o SESI adquiriu. Sendo a primorosa instituição de ensino que é, creio, sinceramente, que serão usados em algo didático. Uma ótima “aposentadoria” para esses valentes ônibus, afinal.

Nenhum comentário: