quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Marcas AUTOMOTIVAS #01

C&M's Séries
MARCAS AUTOMOTIVAS
PARTE #01

O Camisas & Manias inicia hoje, mais uma mini-série de 5 partes. Você se considera um amplo conhecedor das variadas marcas automotivas por aí? Sabe as origens, motivos e histórias dos logotipos? O C&M fala um pouco disso... Hoje, a primeira parte...


As duas formas ovaladas na parte de dentro representam o coração do consumidor e o coração da empresa "entrelaçados" em uma relação de benefício mútuo. Além disso, juntos, eles constituem a letra "T", de Toyota, e a forma de um volante, que representa o carro. O oval maior, na parte de fora, simboliza o mundo "abraçando" a marca. A variação na espessura dos traços remete à técnica de pintura do pincel japonês. Por fim, o espaço vazio é uma lembrança de "valores infinitos", como qualidade, superação de expectativas, prazer ao dirigir, inovação, integridade, segurança e responsabilildade sócio-ambiental.

Você sabia?

...Que além da própria marca Toyota, é também proprietária das marcas Lexus, Scion e Daihatsu?

...Que é a segunda maior fabricante de automóveis do mundo?

...Que o nome original da família era “Toyoda”, mas por questões numerológicas a indústria foi batizada como “Toyota”?


...Que o modelo Toyota Corolla (imagem acima), é o carro mais vendido da história, com mais de 30 milhões de unidades vendidas?

...Que as origens da empresa automotiva remontam à criação de uma secção dedicada à produção de automóveis na já existente empresa voltada à fabricação de teares automáticos chamada Toyoda Automatic Loom, em setembro de 1933? E que até hoje a empresa contina também na produção de têxteis?

* Sede da empresa na cidade de Toyota, província de Aichi (Japão) *


O nome é uma abreviação de "Fabbrica Italiana Automobili Torino", que se traduz como "Fábrica Italiana de Automóveis de Turim", a cidade de origem da marca. O logo atual em vermelho é uma releitura da identidade visual adotada nos carros da empresa até a década de 1960 que utilizava este tom como padrão fabril e, segundo a montadora, sugere "tecnologia avançada, design italiano, dinamismo e individualismo".

Você sabia?

...Que fazem parte do Grupo FIAT, as marcas automotivas FIAT, Ferrari, Alfa Romeo, Maserati, Chrysler, Jeep, Dodge, Lancia, Autobianchi, Innocenti, Abarth, OM, Iveco, CNH, New Holland, Flexy-Coils, FIAT-Hitachi, Case, FIAT-Allis? E que é proprietária da Juventus FC, tradicional clube italiano?

...Que a palavra FIAT pode significar "faça-se" em Latim?

...Que as atividades do grupo eram inicialmente centralizadas na fabricação de automóveis e de veículos industriais e agrícolas, mas na primeira década do século XX já fabricava também locomotivas, e, com o início da Primeira Guerra Mundial, passou a fabricar ambulâncias, metralhadoras e até motores para submarinos?


...Que nos Estados Unidos a marca Fiat teve pouco sucesso devido à fragilidade dos primeiros modelos, e o acrônimo "Fiat" tornou-se conhecido como "Fix It Again, Tony" (conserte-o de novo, Tony)?


O nome é uma abreviação de "Nippon Sangyo", que significa, literalmente, "indústrias japonesas". A sigla foi adotada na década de 1930 para ser utilizada na Bolsa de Valores de Tóquio. O desenho do logo mudou com o tempo, mas os elementos básicos, como o círculo, que representa o Sol, e a barra transversal (força e sucesso) permanecem inalterados.

Você sabia?

...Que a Nissan surgiu como uma divisão de automóveis da Tobata Casting, durante a Segunda Guerra Mundial, e que também fabricou equipamentos militares?

* Sede mundial da Nissan em Nishi-ku, Yokohama (Japão) *


O leão remonta às origens da empresa, que no início do século 19 fabricava ferramentas, em especial serras e serrotes, na França. Os irmãos Peugeot escolheram o animal por causa do "poder de suas mandíbulas". Ao longo do tempo, o símbolo evoluiu até a forma moderna a estilosa de hoje em dia.

Você sabia?

...Que o maior sucesso da Peugeot no mundo foi o modelo Peugeot 206, estando entre os carros mais vendidos da história?

* Modelo 206 *

...Que a empresa estava envolvida em vários tipos de negócios desde o século XVIII? Em 1842 entraram no ramo alimentício, depois disso começaram a produzir armações para vestidos e guarda-chuvas, e em 1882 começaram a fabricar bicicletas?


...Que em 1889 produziu o seu primeiro automóvel (imagem acima) que possuía três (3) rodas, onde apenas quatro (4) unidades foram produzidas?

...Que a Citroën estava em apuros, pois desenvolveu modelos muito ambiciosos para seus recursos financeiros... Em 1974 a Peugeot comprou 30% da Citroën e em 1975 concretizou a compra do controle acionário?

Muito obrigado pela sua visita... Gostou desta nova mini-série? Não perca as demais partes, que eventualmente estamparão o blog... VALEU!!!

Nenhum comentário: