quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Invenções na Era Napoleônica #07 FINAL

Parte 07 - FINAL

O LEGADO de outras Invenções

Nem só de guerra se alimentava o espírito inventivo na época de Napoleão. Os avanços em áreas como medicina, ciência e tecnologia trouxeram algumas das criações sem as quais é difícil imaginar a nossa modernidade.

Em 1796, o médico inglês Edward Jenner anunciava a criação da vacina contra a varíola. 

Ilustração de Edward Jenner aplicando vacina em criança

Dois anos depois, o demógrafo e economista inglês Thomas Malthus (imagem abaixo) causou pânico ao derramar seu pessimismo na forma de uma Teoria da População.


Segundo a Teoria proposta, o crescimento da população mundial tende a superar a produção de alimentos, o que levaria a uma era de fome no mundo caso não se tomassem medidas de controle da natalidade.

Mais pessoas que alimentos... O Caos será (seria) certo, segundo Malthus...

Na virada do século, em 1800, o físico italiano Alessandro Volta apresentava as baterias elétricas.

Alessandro Volta apresentando seu invento ao próprio Napoleão (1800)

No ano seguinte, o naturalista francês Jean Baptiste Lamarck (imagem abaixo) publicou o que o próprio Charles Darwin definiu como os primeiros fundamentos da Teoria da Evolução através da hereditariedade.


Três anos depois, em 1804, o britânico Richard Trevithick mostrou ao mundo a primeira locomotiva a vapor a andar sobre trilhos.

Richard Trevithick

Ilustração da primeira locomotiva à vapor sobre trilhos

No mesmo ano, o francês Joseph Marie Jacquard (imagem abaixo) aperfeiçoou o tear automático com o sistema de cartões perfurados.


Era o primeiro passo para o desenvolvimento dos computadores, já que em 1830 o matemático inglês Charles Babbage criou seu primeiro protótipo, usando o mesmo princípio utilizado por Jacquard.

Tear automático de Jacquard

Babbage e o primeiro protótipo do futuro computador

Em 1807, Londres teve a primeira rua com iluminação a gás:


Em 1860, o imperador Louis Napoleão III ofereceu um prêmio para o inventor de um substituto para a manteiga, a ser utilizado pelo exército.


O químico francês Hippolyte Mège-Mouriés (ilustração acima) levou a bolada com a criação da oleomargarina, hoje à venda com o nome de margarina.

Fonte: Natalia Yudenitsch – Abril Editora

*** BLOG ***
E assim, chega ao final mais esta mini-séria do C&M. Espero que tenham gostado!!! Em breve outras séries serão apresentadas...

Nenhum comentário: