segunda-feira, 26 de março de 2012

Cabo (Farol) de Santa Marta

Cabo (Farol) de Santa Marta

Localizado no município de Laguna, o Cabo de Santa Marta é uma das praias com melhor visual de Santa Catarina. Os turistas costumam apreciar a beleza na areia da Prainha, tranqüila e muito freqüentada por surfistas. 




Além do Farol e a Capela localizado ao seu lado, próximo a Prainha existem enormes sambaquis, sítios arqueológicos onde as populações pré-históricas usavam como depósito de resíduos.


As outras praias do Cabo de Santa Marta são a de Cardoso, a Cigana e a Praia Grande. Na Cigana, pode-se praticar sand board nas dunas. Todas são indicadas para banho e surfe.


Saindo da região do Farol e indo para o centro de Laguna, encontram-se dois museus em homenagem a uma grande personalidade da cidade, Anita Garibaldi.


Um dos museus, que era sua casa, conta a história da brava Anita na Guerra dos Farrapos e também na Itália:


O foco principal deste tópico, o Farol de Santa Marta, é uma Torre quadrada em pedra, com lanterna e galeria, elevando-se de um grupo de casas térreas de faroleiros e de outros edifícios.


Todo o farol é pintado em sua predominância de branco; os telhados dos outros edifícios são vermelho, resultando em um belo contraste visual. Além de ser localizado no ponto mais oriental da região, o farol serviu durante anos para guiar as embarcações para longe da famosa Pedra (ou Parcel) do Campo Bom - que, apesar disso, chegou a causar alguns naufrágios.


No período noturno, a iluminação do Farol chama a atenção. O seu alcance é de quarenta e seis milhas náuticas (setenta e quatro quilômetros).


O pequeno promontório, onde está assentado, fica cerca de 45 metros acima do nível do mar. A torre do farol possui  29 metros de altura, é considerado (como dito acima) um dos mais potentes do Brasil em alcance e serve como guia para os navios que se aproximam do Cabo.


Foi projetado pelos franceses Barbier Bernard e Turenne, e inaugurado em 11 de Junho de 1891.  Foi erguido com pedra, areia, barro e óleo de baleia.


Que tal, antes de fechar o post, um vôo rápido pela região? aprecie abaixo...


E assim, fecho este tópico, com esta bela região da linda e Santa Catarina, desejando uma ótima semana à todos!

Foto: Marcelo Maia
TCHAU!!! Obrigado por sua visita!!!

2 comentários:

Marcelo Cardoso disse...

Parabéns pelas fotos, estão muito bonitas e obrigado pela postagem!!!

Vianna (Camisas e Manias) disse...

Valeu, Marcelo!!! Obrigado pelo comentário, eu que agradeço sua visita!!! \O/