quarta-feira, 28 de março de 2012

Curta Curitiba à pé... (Será?)

Curta Curitiba à Pé

A região central da cidade pode ser apreciada por curitibanos e visitantes que caminharem pelo novo roteiro turístico Curta Curitiba a Pé. O mapa foi lançado nesta quarta-feira (28) pela prefeitura, no Paço da Liberdade e tem indicações para três tipos de passeios pela região central, que podem ser feitos em agradáveis caminhadas.


Nos últimos sete anos, a Prefeitura promoveu uma transformação marcante no Centro e no Setor Histórico, com a revitalização da rua Riachuelo, da praça Tiradentes e do Paço da Liberdade, instalação de iluminação cênica e de câmaras de segurança. Para dar continuidade ao trabalho terá início a revitalização da São Francisco, outra rua histórica da cidade.

O mapa - O Curta Curitiba a Pé foi elaborado pelo Instituto Municipal de Turismo e Fundação Cultural de Curitiba. O texto do mapa, assinado por Maí Nascimento Mendonça, mostra aspectos de várias épocas da cidade, que nasceu em 1693. O mapa é dividido em três tipos de roteiros e será distribuído nos dez Postos de Informação Turística (PITs), hotéis e nos principais pontos turísticos da cidade.


No Roteiro Principal, o passado é o destaque. O visitante poderá explorar 39 prédios e pontos históricos concentrados na região central de Curitiba, como a Sociedade Operário, o Palácio Garibaldi, Belvedere da praça João Cândido, a Galeria Tijucas, o Edifício Garcez, a praça Tiradentes.

A fachada da primeira farmácia de Curitiba, fundada em 1857 pelo imigrante alemão Augusto Stellfeld na praça Tiradentes, e o prédio art-nouveau da XV de Novembro, que agora abriga as lojas Marisa, também estão no Roteiro Principal.

Lançamento do roteiro no Paço Municipal

Já o Roteiro Alternativo mostra a diversidade cultural e étnica da cidade e sugere visitas ao Memorial Árabe, Teatro Guaíra, à Mesquita Iman Ali, Rua 24 Horas. O Passeio Público, primeiro parque municipal de cidade, aberto em 1886, o Colégio Estadual, a Casa do Estudante Universitário e a Universidade Federal do Paraná – a primeira do Brasil,em 1912 – também estão na lista.


Por fim, o Roteiro Gastronômico é obrigatório, com bares, restaurantes e confeitarias que têm mais de 50 anos de tradição. O "churrasco" do Bar Palácio, a "rabada com polenta" do São Francisco, a "broa" da Padaria América são lembrados.



O material também apresenta a Feira do Largo da Ordem que, aos domingos, exibe e vende o trabalho de 1.300 artesãos. Textos sobre o ônibus da Linha Turismo, o Paço da Liberdade, a rua XV de Novembro e a travessa Nestor de Castro completam o mapa.


[BLOG]: ... Olha... A idéia é ótima. Sem sombra de dúvidas, todo o centro das grandes capitais brasileiras possuem jóias arquitetônicas e históricas que podem ser melhor deleitadas e apreciadas por intermédio de leves caminhadas, porém, a verdade é uníssona: Segurança. Também é factível que todos os centros de nossas principais cidades transformaram-se em aglomerações de drogados e assaltantes. Em Curitiba não é diferente. Muito embora as partes citadas acima no texto tenham sofrido intervenções e melhorias, na praça Tiradentes, por exemplo, é usual e muito normal deparar-se com usuários de drogas (crack na maioria) em plena praça, à qualquer hora do dia. Desde pequenos furtos à assaltos à mão armada são frequentes no entorno do centro. E convenhamos, o turista vai querer caminhar munido de suas máquinas digitais e celulares, e inevitavelmente por conta de um ou outro atrativo, vai desviar sua atenção e ficar à mercê dos bandidos de plantão. A segurança está apropriada para isso? Sinceramente, acho que não. Não serão somente as câmeras de segurança que vão inibir as ações dos pivetes e drogados. E um turista é um “atrativo” e tanto!

Grande abraço, e meu agradecimento pela visita ao blog!!!
Tchau!

Nenhum comentário: