sexta-feira, 30 de março de 2012

O Mistério do Varig PP-VLU

O Mistério do Vôo Varig Cargo PP-VLU

Em janeiro de 1979, um Boeing 707-323, Cargueiro, prefixo PP-VLU  da Varig desapareceu sobre o Oceano Pacífico após a decolagem em Tóquio. Nenhum sinal da queda (destroços ou corpos) foi encontrado. Nunca! O vôo de carga transportava, entre outros itens, 153 quadros do pintor Manabu Mabe, que voltavam de uma exposição no Japão. As pinturas foram avaliadas na época em mais de US$ 1,24 milhão. É conhecido por ser o maior mistério da história da aviação até os dias de hoje.


O avião cargueiro Boeing 707-323C levantou voo do Aeroporto Internacional de Narita, em Tóquio, no Japão, às 20h23 do dia 30 de janeiro de 1979. O destino final era o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro-Galeão, com uma escala nos Estados Unidos.

Aeroporto de Narita, Japão. 2004.

Cerca de vinte e dois minutos depois de decolar, o comandante Gilberto Araújo da Silva fez o primeiro contato com a torre de controle. Ok. Não havia qualquer problema a bordo. O segundo contato, previsto para as 21h23min, porém, não chegou a ser feito.

O avião desapareceu sobre o Oceano Pacífico cerca de trinta minutos após sua decolagem em Tóquio. Nenhum sinal da queda, como destroços ou corpos, jamais foi encontrado. O vôo de carga transportava, entre outros itens, 153 quadros do pintor Manabu Mabe, que voltavam de uma exposição no Japão. As pinturas foram avaliadas na época em mais de US$ 1,24 milhão. É conhecido por ser o maior mistério da história da aviação e o único jato civil comercial que desapareceu sem deixar vestígios até os dias de hoje.

O artista Manabu Mabe

A tripulação do Boeing 707 Cargo era formada por seis homens: o comandante Gilberto Araújo da Silva - mesmo comandante sobrevivente do Vôo Varig RG-820, que foi obrigado a fazer um pouso de emergência nas proximidades do Aeroporto de Orly, na França, em 1973, por um incêndio a bordo que matou 123 pessoas – o comandante Erni Peixoto Mylius, atuando como 1º oficial, 2º oficial Antonio Brasileiro da Silva Neto, 2º oficial Evan Braga Saunders, (atuando como co-pilotos) José Severino Gusmão de Araújo e Nícola Exposito (mecânicos de voo).


Vôo Varig RG-820 acidentado na França

A tripulação do Vôo Varig PP-VLU que decolou do Japão em 1979

Inclusive, este foi também um dos raríssimos casos da aviação comercial mundial em que um piloto (comandante Gilberto) se envolve em dois desastres aéreos fatais.


O desaparecimento foi notado pelos controladores de vôo após a falta de comunicação na passagem do PP-VLU sobre um dos pontos imaginários fixos sobre o oceano, usados na navegação e monitoramento de progresso de voo. 

O Boeing 707 Cargo Varig PP-VLU, em Milão, em agosto de 1976, três anos antes do seu desaparecimento. Foto: © Werner Fischdick Collection

Após uma hora de tentativas desesperadas e frustradas de se estabelecer alguma comunicação com a aeronave, o alarme foi dado e as equipes de busca e salvamento foram acionadas. Com a escuridão reinante, as buscas foram suspensas e só foram retomadas mais de doze horas depois da decolagem, na manhã do dia seguinte. 

Apesar de mais de oito dias de busca intensa no mar, nenhum sinal de destroços, manchas de óleo ou dos corpos dos tripulantes jamais foi encontrado.

Mais uma foto do PP-VLU. Crédito: @ Bob Garrard

A investigação interna da Varig não conseguiu resolver o enigma. No relatório final sobre o acidente, consta o seguinte: "Não foi possível encontrar nenhum indício que lançasse qualquer luz sobre as causas do desaparecimento da aeronave".

Com isso, muitas hipóteses e teorias foram formadas para tentar entender o que ocorreu com o Boeing 707 da Varig. As teorias da conspiração lançaram no ar algumas delas:

1 - Teria ocorrido um sequestro promovido por colecionadores de arte, já que no porão estavam as obras do pintor Manabu Mabe. No entanto, vestícios dessas pinturas jamais foram achadas em lugar nenhum do mundo.

2 - O Boeing teria sido abatido por soviéticos, interessados em esconder segredos militares preciosos de um caça Mikoyan-Gurevich MiG-25 que supostamente estaria desmontado e sendo levado, secretamente,  aos Estados Unidos na escala do vôo em Los Angeles. O ex-rádio-operador e ex-co-piloto da Força Aérea Brasileira (FAB) Oswaldo Profeta chegou a escrever um romance chamado "O Mistério do 707" para dizer que o que houve não foi um acidente. Ele acredita que o Boeing pode ter, por algum motivo, penetrado no espaço aéreo soviético, uma área supervigiada. Segundo Profeta, é possível que o avião tenha sido abatido. Não pode-se descartar esta hipótese, vito que na história da aviação recente, tivemos alguns vôos coreanos e japoneses abatidos por MiG’s soviéticos.

O PP-VLU pode ter sido abatido por Mig"s soviéticos como no caso REAL do vôo Korean Air Lines 902 (1978) e do Vôo Korean Air Lines 007 (1983).

3 - Uma outra teoria conta que o Boeing 707 teria sido forçado a um pouso na costa da Rússia, onde os tripulantes teriam sido mortos.

4 - Mas a hipótese mais plausível (que eu também creio), no entanto, considera que, logo após a decolagem, com a aeronave já tendo atingido um nível de cruzeiro elevado, houve uma despressurização lenta e constante na cabine, o que não causou a explosão da aeronave, ou seja, não foi uma descompressão explosiva, mas que lentamente sufocou os pilotos.

Mais uma foto do PP-VLU

O avião, então, segundo uma linha de raciocínio, vôou com ajuda do piloto automático por muitos quilômetros mais, até que, findo o combustível, caiu sobre o mar em algum ponto extremamente distante dos locais por onde passaram as buscas. Portanto, explicaria o fracasso das equipes de buscas e nenhum destroço ter sido encontrado, sendo provável, como largamente aceito, que estejam ou no fundo do vasto Oceano Pacífico, ou (em menor probabilidade) sobre alguma área inabitada do estado americano do Alasca.


NOTA: Por sua extrema perícia profissional em impedir que um Boeing 707 em chamas caísse sobre os subúrbios de Paris (Vôo RG-820), fazendo-o pousar num campo de cebolas ao lado do vilarejo de Saulx-les-Chartreux, a alguns quilômetros da cabeceira da pista do aeroporto, o comandante Gilberto foi condecorado pelo Ministério dos Transportes da República da França e considerado heroi nacional francês apesar de nacionalidade brasileira e também agraciado pelo governo brasileiro com a Ordem do Mérito Aeronáutico, no grau de Cavaleiro.

Comandante Gilberto Araújo da Silva

O que realmente ocorreu com o Boeing 707 da Varig? Nenhum mínimo vestígio foi encontrado que trouxesse alguma explicação ao incidente. Nada!... Nem manchas de óleo, pequenos destroços, nada! E você, leitor... O que acha deste mistério?

Até o próximo post, TCHAU!
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