quarta-feira, 7 de março de 2012

Matérias Especiais - Índice C&M

Periodicamente o Camisas & Manias apresenta uma matéria de caráter especial, com base em temas históricos, curiosos ou misteriosos, e também de outro assunto muito apreciado pelo Blog: mobilidade urbana. Aqui você encontra a relação das matérias já apresentadas pelo BLOG:

Este foi Yang Kyoungjong. Foi um Coreano que lutou por três exércitos diferentes na 2ª Guerra Mundial: Japão, União Soviética e Alemanha.

Mostramos como seriam os capacetes da NFL numa fusão fictícia com o mundo Star Wars... Agora, temos algo semelhante, só que a conexão é com o mundo MARVEL. Esta série também é dividida em 4 partes para mostrar as artes nas 32 franquias. Aqui, a parte 02 de 04.

Estamos de volta !!! ... Há um tempinho atrás, mostramos como seriam os capacetes da NFL numa fusão fictícia com o mundo Star Wars... Agora, temos algo semelhante, só que a conexão é com o mundo MARVEL. Esta série também é dividida em 4 partes para mostrar as artes nas 32 franquias. Aqui, a parte 01 de 04.

Se houvesse uma catástrofe de efeito GLOBAL, as nossas sementes alimentícias estariam a salvo. Conheça o SILO GLOBAL de SVALBARD, um dos arquivos de sementes espalhados pelo mundo. A diferença, é que esse é o mais isolado e o maior deles.

O projeto que leva cores e idéias aos vagões normalmente cinzas e sem "vida" dos Trens e VLT's espalhados pelo Brasil e pelo Mundo. Mas não se resume nisso! Conheça mais um pouco do trabalho dos irmãos Pandolfo (OsGemeos) e de outros artistas grafiteiros...

O Blog mostra o que é, e como funciona o sistema de VLT da cidade cearense de Sobral. Por lá é conhecido como o Metrô de Sobral - e é administrado pela METROFOR.

Quando completou 60 anos em 2013 a viação Itapemirim fez uma ação comemorativa em sua frota, reproduzindo pinturas icônicas de sua própria história. Uma forma singela de homenagear as ferramentas fundamentais que traçaram sua consolidação como uma das maiores empresas do segmento no Brasil. Parte 05 de 05 - Tribus (1987)...


Capital mundial da produção de Opala. Mas, não é só isso. Conheça Coober Pedy, uma pequena cidade na Austrália que tem uma peculiariedade: grande parte de suas residências, lojas e igrejas são subterrâneas, ou quase. Tudo isso para diminuir o calor extremo da região que podem passar dos 50 graus em certas épocas do ano.


E se ... No mundo Star Wars existisse uma liga como a NFL? Como seriam as insignias e melhor, como seriam os icônicos capacetes da liga? O Diretor artístico, criativo e ilustrador John Raya imaginou. As 32 franquias em 04 partes nesta mini-série do C&M. Aqui a última parte 04/04:

Quando completou 60 anos em 2013 a viação Itapemirim fez uma ação comemorativa em sua frota, reproduzindo pinturas icônicas de sua própria história. Uma forma singela de homenagear as ferramentas fundamentais que traçaram sua consolidação como uma das maiores empresas do segmento no Brasil. Parte 04 de 05 - Rodonave (1972)...


E se ... No mundo Star Wars existisse uma liga como a NFL? Como seriam as insignias e melhor, como seriam os icônicos capacetes da liga? O Diretor artístico, criativo e ilustrador John Raya imaginou. As 32 franquias em 04 partes nesta mini-série do C&M. Aqui a parte 03/04:


Quando completou 60 anos em 2013 a viação Itapemirim fez uma ação comemorativa em sua frota, reproduzindo pinturas icônicas de sua própria história. Uma forma singela de homenagear as ferramentas fundamentais que traçaram sua consolidação como uma das maiores empresas do segmento no Brasil. Parte 02 de 05 - MB O326 (1966)...



E se ... No mundo Star Wars existisse uma liga como a NFL? Como seriam as insignias e melhor, como seriam os icônicos capacetes da liga? O Diretor artístico, criativo e ilustrador John Raya imaginou. As 32 franquias em 04 partes nesta mini-série do C&M. Aqui a parte 02/04:


E se ... No mundo Star Wars existisse uma liga como a NFL? Como seriam as insignias e melhor, como seriam os icônicos capacetes da liga? O Diretor artístico, criativo e ilustrador John Raya imaginou. As 32 franquias em 04 partes nesta mini-série do C&M. Aqui a parte 01/04:


Quando completou 60 anos em 2013 a viação Itapemirim fez uma ação comemorativa em sua frota, reproduzindo pinturas icônicas de sua própria história. Uma forma singela de homenagear as ferramentas fundamentais que traçaram sua consolidação como uma das maiores empresas do segmento no Brasil. Parte 02 de 05 - MB O321 (1960)...

Quando completou 60 anos em 2013 a viação Itapemirim fez uma ação comemorativa em sua frota, reproduzindo pinturas icônicas de sua própria história. Uma forma singela de homenagear as ferramentas fundamentais que traçaram sua consolidação como uma das maiores empresas do segmento no Brasil. Parte 01 de 05 - Jardineira Grassi (1958)...

Em 1957 um pouso de emergência nas águas da praia da Baleia, litoral de São Paulo, salvou todos os tripulantes e passageiros. Uma versão "retrô" em mar da aterrissagem do US Airways 1549 no rio Hudson em 2009 em NY...


Um sonho na forma de uma miniatura ferroviária. Mas não é qualquer miniatura, e sim, a MAIOR miniatura ferroviária do mundo em atividade! Fica em Hamburgo, Alemanha. 

Uma Lenda!!! Kazu Miura é o jogador mais velho à entrar em campo para uma partida de futebol!!! Haja saúde!!! Parabéns guerreiro!!!

O sistema de BRT da capital mineira e região metropolitana. MOVE...

O Camisas & Manias inicia uma nova série (essa série será longa...) abordando como tema principal os famosos patches policiais americanos, e como tema de fundo, dados sobre cidade de operação, padrão de viaturas, uniformes e outras curiosidades.

Este  é um dos locais "abandonados" mais conhecidos do mundo. O Resort de San Zhi, no Taiwan. Qual motivo levou o empreendimento à ser abandonado às pressas, e nunca mais ser ocupado?

PARTE FINAL (05): Última parte desta mini-série do blog. E ficaram para o final curiosidades sobre a Chevrolet, Ford, Ferrari e Mitsubishi.

Será possível que algumas pessoas possam realmente pressentir algo, ou ter algum tipo de presságio sobre determinada situação que ocorrerá? O blog usa o tema como fundo de assunto para abordar dois temas interessantes - considerados os mais famosos do gênero - que ocorreram cada qual em sua determinada época.

Brasília deve sua vida e início à vários personagens históricos e atos cívicos, mas o blog não poderia deixar de citar uma empreitada corajosa e vital para a construção de nossa Capital Federal: A Missão Cruls.

Cobertura do Camisas & Manias no show Elvis Presley in Concert ocorrido no Ginásio Nilson Nelson na noite de 06/10/2012 (Sábado). Fotos, vídeos em um post dinâmico, sobre um momento emocionante na vida deste blogueiro.

PARTE 04: A Série Especial com sua penúltima parte... Mais informações sobre origem e curiosidades das mais famosas montadoras automotivas espalhadas pelo mundo, nesta série composta de 5 partes. 

O Camisas & Manias fala um pouco de história: Recentemente o mundo ficou atônito com o Tsunami que devastou o Japão. E se algo semelhante tivesse ocorrido em anos coloniais? Pois é... Aconteceu. E triplamente pior: Um terremoto de magnitude 9 na escala Ritcher, seguido de um maremoto violento, assolou Lisboa, que também sofreu com incêndios por toda cidade. Uma tragédia sem precedentes que mudou uma época!

PARTE 03: A Série Especial continua... Mais informações sobre origem e curiosidades das mais famosas montadoras automotivas espalhadas pelo mundo, nesta série composta de 5 partes. 

O Camisas & Manias foi ao Rio de Janeiro para conhecer este modal de transporte que está cada vez mais sendo inserido nas principais cidades do mundo. E agora é a vez de minha terra natal. Veja algumas fotos e considerações deste blogueiro "Curitibanorioca" sobre este BRT que é inspirado na RIT de Curitiba mas com as melhorias que foram aplicadas no Transmilenio de Bogotá/Colômbia.

O Camisas & Manias mostra um pouco de como foi  a trajetória de um local pitoresco: Kowloon Walled que foi por alguns anos o local MAIS DENSAMENTE POVOADO em PEQUENO ESPAÇO da face da terra. Curioso? Acesse ...

PARTE 02: Mais informações sobre origem e curiosidades das mais famosas montadoras automotivas espalhadas pelo mundo, nesta série composta de 5 partes. 

O BLOG retorna à um de seus assuntos prediletos: MOBILIDADE URBANA. O C&M apresenta o O-BAHN, sistema de transporte urbano de passageiros da cidade de ADELAIDE, Austrália. Sistema é composto por vias segregadas de concreto, inspiradas no S-BAHN alemão. 

Termina-se uma série, inicia-se outra... Conheça a origem e curiosidades das mais famosas montadoras automotivas espalhadas pelo mundo, nesta série composta de 5 partes. Com vocês, a primeira...

Final da série. Nesta última parte (7) um resumo mostra que não só as idéias militares alimentaram as mentes criativas da época. Veja algumas criações, como a iluminação à gás, vacinas, A locomotiva à vapor, entre outras... 

Nos idos dos tempos em que a temível Guerra Fria assustava o mundo, as agências de inteligência americanas se deparavam com objetos enormes que deslizava rapidamente pelo Mar Cáspio... Os chamados "monstros do Mar Cáspio" eram, na verdade, mais um dos vários projetos russos elaborados para uma provável 3ª Guerra Mundial... Os Ecranoplanos. Conheça a história deles...

Seria possível uma intempérie natural simplesmente fazer desaparecer uma exército inteiro, composto por mais de 50 mil soldados, mais mulas, cavalos e provisões? Pois bem... Uma tempestade de areia fez isso com o exército do Rei Cambises II...

Um mistério tupiniquim que permanece insolúvel até os dias de hoje: O que realmente ocorreu com Percy Fawcett, seu filho e um terceiro aventureiro nos sertões do Xingu, em 1925??? Até hoje, um famoso jornal britânico mantém uma recompensa para quem fornecer informações factíveis e provas...

A série está chegando ao fim. O Blog apresenta a penúltima parte das invenções na Era Napolônica. Neste capítulo: A Pólvora sem fumaça.

Ainda no campo da aviação, outro vulto mundial também faria aniversário esta semana: AMÉLIA EARHART (115 anos). O C&M pega carona no Doodle especial do Google e conta um pouco da história desta grande aviadora.

Homenagem do BLOG ao nosso ícone maior da Aviação. Se vivo fosse nosso Alberto Santos Dumont estaria com 139 anos. O Google fez um Doodle muito bacana para marcar a data.

O C&M fala do Red Bull STRATOS, projeto que objetiva juntar dados científicos sobre o efeito da altitude extrema sobre o corpo humano e equipamentos. 

Conheça como funciona o METROPOLITANO de Lima, mais um moderno e eficiente sistema BRT. Seus ônibus, linhas, operação e estações.

Acabou!!!... Com a edição da PARTE 04, o blog finaliza a série sobre o V Open Superkits de Plastimodelismo que aconteceu aqui em Curitiba.


O Camisas & Manias faz uma singela homenagem à todos os combatentes que lutaram pela causa da Democracia no revolução de 1932, e que com mérito transformou-se em uma das maiores datas cívicas de São Paulo.

PARTE 03 do que rolou no V OPEN Superkits de Plastimodelismo. Neste post, o blog acompanha e expõe as miniaturas que compuseram a seção temática da exposição: Guerra das Malvinas – 30 anos.

O Camisas & Manias apresenta a obra do mítico diretor Ed Wood e considerado pela crítica mundia como “O pior filme de todos os tempos”...

Confira a parte cinco do post sobre as invenções criadas na época de Napoleão. Neste capítulo, conheça a história do Náutilos (submarino criado por Robert Fulton) e que foi o precursor do uso do “torpedo” como artifício bélico.

O blog conta a história e peculiariedades da famosa “An American Trilogy”, canção imortalizada na voz do mito Elvis Presley.

Sexta e última parte da série sobre o encontro de carros antigos e especiais na Lapa/PR. Neste derradeiro post, algumas preciosidades, as kombis, e o final do encontro na Igreja matriz.

V Open Superkits de Plastimodelismo: PARTE 2 com os dioramas que estavam em exposição, e conheça um pouco o Fabiano Faucz, um grande artista curitibano que transforma materiais básicos em obras de arte...

O Camisas & Manias conta a história do CSS Hunley, primeiro submarino à afundar um alvo militar com sucesso. A história se passa em plena Guerra de secessão Americana. Acesse:

V Open (Superkits) de Plastimodelismo: Parte 1 com o vídeo do evento e fotos dos grandões que estavam por lá.

Lapa: Quinta parte de imagens/fotos das preciosidades que estiveram na exposição. Nesta penúltima parte, veículos militares, e outros excepcionais do evento...

Mobilidade Urbana. Uma das paixões aqui do Camisas & Manias. Então vamos lá!!! Retomando a Série de BRT’s pelo mundo, o blog mostra um pouco do Sistema Metrobus-Q que opera na cidade de Quito, Equador.

Idéias em tempos de guerra normalmente convergem para projetos sangrentos, mortais. Na Era Napoleônica não foi diferente. Nesta quarta parte da série, conheça o mortífero explosivo Shrapnel Shell.

Em 09 de maio de 2012, o Google homenageou o arqueólogo Howard Carter pelo seu 138º aniversário. O C&M pega carona na homenagem e fala um pouco do egiptólogo que descobriu a famosa tumba de Tutankhamon e também da famosa lenda da “maldição do Faraó”.

Um capítulo do nosso futebol que mostra a superação, união e força de um grupo. A história da Excursão do Santa Cruz (PE) pelo norte do Brasil em 1943. Fantástica história.

A série continua: 4ª parte do encontro ocorrido na Lapa-PR. Agora é a vez e o momento dos fusquinhas!!!

A praia mais turbulenta do mundo: MAHO Beach na ilha de Saint Marteen. Veja o motivo:

Crimes militares nem sempre ocorrem só em tempos de guerra. Dois absurdos cometidos pelos soviéticos contra vôos comerciais da Korean Air Lines. Veja como foram:

O Imperador precisava de uma solução moderna para manter seu poderoso exército “marchando sobre o próprio estômago”. Veja que solução foi inventada na parte 03 desta série do C&M:

PARTE 03 da série do C&M mostrando o que rolou no 3º encontro de carros antigos e especiais, que aconteceu na bela e histórica cidade da Lapa-PR. 


Meio-dia na pacata Formiga, cidade no interior de Minas Gerais. Era o ano de 1987 e um grupo de comerciantes iniciou um pequeno movimento de protesto contra os altos juros bancários, quando sem menor aviso, duas bombas caem do céu no meio da cidade... Começava assim, de forma curiosa, uma incrível história de coincidência de fatos. E um erro logístico e bélico da FAB que causou o Incidente de Formiga...

O mistério acerca do que realmente ocorreu com o vôo Varig PP-VLU no acidente ocorrido em 1979 em pleno oceano Pacífico. Nenhum vestígio do acidente foi encontrado, como destroços, manchas de óleo, nada... O que aconteceu com o boeing cargo 707 e sua tripulação?

CONTINUAÇÃO da série do C&M mostrando o que rolou no 3º encontro de carros antigos e especiais, que aconteceu na bela e histórica cidade da Lapa-PR. Neste capítulo, a PARTE 02...

Neste capítulo 02 da Série de Invenções ocorridas em plena era de Napoleão, conheça o Telégrafo Ótico.

NOVA série do C&M mostrando o que rolou no 3º encontro de carros antigos e especiais, que aconteceu na bela e histórica cidade da Lapa-PR. Neste capítulo, a PARTE 01...

Primeira matéria da série C&M sobre as inovações criadas em plena época de Napoleão Bonaparte. Neste post falamos da reinvenção do Pára-Quedas.

Conheça o SISTEMA CELERIS de Buenos Aires, Argentina. Um sistema de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) que operava no bairro de Puerto Madero, em caráter experimental.

O ponto mais alto de nosso planeta foi vencido, oficialmente, em 29 de maio de 1953, pelos alpinistas Sir Edmundo Hillary e o cherpa Tenzing Norgay. Mas permanecerá para sempre a dúvida se 29 anos antes, em 1924 uma outra dupla de valentes alpinistas tiveram este sucesso: George Mallory e Andrew Irvine. Saiba porque...

No auge do avanço inexorável das divisões panzers alemãs pelas ardenas, os britânicos conseguiram evacuar de forma “milagrosa” quase 340.000 soldados aliados em apenas alguns dias, do porto de Dunquerque para Dover, na Inglaterra, em uma das operações militares mais importantes da Segunda Grande Guerra Mundial.

O Camisas & Manias homenageia com um post especialíssimo, a comemoração dos 70 anos de um esportista fenomenal. Dispensa apresentações, Sr. Ali...

Em abril de 1986 o mundo parou e observou estupefato, à uma luta desigual entre homens (heróis) e a temida e avassaladora força nuclear fora de controle. O C&M fala um pouco dos liquidadores, personagens heróicos anônimos que deram suas vidas para salvar a Europa e o Mundo.

Um dos ícones da mobilidade urbana no mundo: O famoso metropolitano de Londres. O C&M fala um pouco sobre este sistema de transporte, um dos mais respeitados e antigos em funcionamento no mundo.

A Batalha na Baía de Penobscot é retratada de forma ímpar na obra de Bernard Cornwell – O FORTE. Esta expedição marítima contra os ingleses (uma das maiores já montadas pelos americanos na época) foi a pior derrota marítima dos EUA até Pearl Harbor.

Em pleno coração de Buenos Aires, na Rua Corrientes, nº 1.187, à uma quadra do famoso Obelisco da Avenida 9 de Julho, um bar temático de fachada pequena e singela, reserva no seu interior uma jóia do futebol mundial. É impossível não se empolgar com o acervo do “Tierra de Heroes”, idealizado e aberto pelos sócios Sergio Pérez González e Gabriel Converse.

O Camisas & Manias presta uma homenagem à uma equipe sensacional, que realizam um trabalho fenomenal. Fundada em 2004, a ARME (Resgate Animal, Mídia e Educação) é um grupo de defesa sem fins lucrativos criada para eliminar o sofrimento de todos os animais por meio de resgate, educação pública e divulgação.

O devastador bombardeio da cidade alemã de Dresden foi uma ação militar efetuada durante a Segunda Guerra Mundial pelos aliados da Força Aérea Real (RAF) e a Força Aérea do Exército dos Estados Unidos da América (USAAF) entre os dias 13 e 15 de fevereiro de 1945.

Este é épico! O valente “Breguinha”: Os famosos Boeing’s 737-200 da Vasp. O 200 de prefixo PP-SMA foi o primeiro à voar em terras brasileiras e foi um marco na aviação do país.

Em uma manhã de novembro de 1929, foram descobertos dois fragmentos de mapas no Museu Topkapi, na Turquia, que é um dos maiores mistérios da cartografia marítima mundial. Eles são datados de antes da Era de Colombo, e retratam com perfeição locais do Mundo desconhecidos até então...

O blog fala um pouco do “pitoresco” cargueiro Airbus BELUGA.

A TERCEIRA parte do especial envolvendo o NAeL Minas Gerais: O que foi a chamada Guerra da Lagosta, que quase ocorreu entre o Brasil e a França.

SEGUNDA e principal parte do especial sobre o NaEL Minas Gerais: O Camisas & Manias conta a história deste valente vaso de guerra brasileiro.

PRIMEIRA parte do especial sobre o NaEL Minas Gerais: O funesto e inacreditável cemitérios de navios de Alang, Índia. Foi neste cenário desolador que nosso corajoso Minas, infelizmente, encontrou seu destino final.

Conheça o maior franco-atirador da história. O carrasco dos soviéticos, apelidado de “A Morte Branca”: O Finlandês Simo Häyhä.

Diretamente da “terra dos BRT’s” – Colômbia,  o Camisas & Manias apresenta o moderno e eficiente sistema Megabús, da cidade de Pereira.

A estrada mais perigosa do mundo!!! Fica na Bolívia e liga La Paz à Coroico. O negócio é tenso irmão!!!

Um dos episódios mais intrigantes e misteriosos da história colonial americana e até mesmo no mundo. O que ocorreu com os colonos de Roanoke, a primeira colônia americana, que simplesmente sumiram misteriosamente da face da terra?

Conheça um pouco do A-340/600 da Airbus, o 2º maior avião em comprimento na atualidade...

Titanic? Não chega nem perto! A maior tragédia naval que já ocorreu, é título do Navio alemão M.S. Wilhelm Gustloff que foi torpedeado por um submarino soviético e vitimou mais de 10.000 pessoas que eram refugiadas de guerra. Veja a história completa aqui no C&M...

O que realmente aconteceu com um grupo de experientes esquiadores na noite de 02 de fevereiro de 1959 na Rússia??? Um dos maiores mistérios não resolvidos da humanidade... 

Mito, Lenda Náutica ou Verdade? Quais seriam as verdadeiras circunstâncias acerca do misterioso naufrágio do cargueiro Ourang Medan?

O C&M mostra o moderníssimo e elegante Metrô de Dubai.

Em 2011 completou-se 50 anos da fracassada tentativa de invasão do sul de Cuba por um grupo de soldados formados por exilados cubanos, com apoio da CIA, na tentativa de acabar com o governo de Fidel Castro. Veja como foi...

O C&M mostra como opera o moderno sistema BRT da cidade chinesa de Xiamen.

Em uma noite de junho de 1950, um homem vestido de modo totalmente insólito foi visto perambulando pela Times Square, em Nova Yorque. Ao tentar atravessar a via movimentada, o aturdido homem é atropelado e morre antes de qualquer socorro. Tem início o misterioso caso Rudolf Fentz.

O Camisas & Manias mostra como funciona o Metrô na cidade do Porto (Portugal). Na verdade, é um eficiente e moderno sistema de VLT.