Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

quarta-feira, 7 de março de 2012

Invenções na Era Napoleônica #01


Hoje o C&M inicia mais uma série de posts: Invenções na Era Napoleônica. Já se dizia nos idos das civilizações que “A necessidade é o pai das invenções...” E durante os anos das famosas Guerras Napoleônicas isso foi um fato bem tangível...

PÁRA-QUEDAS, A reinvenção

A era napoleônica foi muito rica em questão de invenções. As reformas educacionais, somadas à filosofia iluminista do século 18, que celebrava a ciência e a razão, ocasionaram melhorias em todas as áreas do conhecimento. 

Somando-se à isso, as constantes guerras que marcaram o período, jouve uma proliferação de descobertas e aperfeiçoamentos no campo militar, como o pára-quedas, por exemplo.


Apesar de já existir desde o século 12 na China e ter sido esquematizado por Leonardo da Vinci em 1485, ele foi reinventado na prática na França em 1783 por Sébastien Lenormand e, dois anos depois, usado por Jean-Pierre Blanchard para demonstrar um salto de seu balão. 


Ilustração retratando o salto de Jean-Pierre com um pára-quedas de seu balão

Outras invenções serão apresentadas aqui no C&M, eventualmente. Não perca...

Agradeço sua visita, e até a próxima!

Nenhum comentário: